Como semear um novo tanque de peixes com bactérias benéficas?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
Bactérias benéficas evitam o acúmulo de amônia altamente tóxica que vem dos resíduos excretados pelos peixes, promovendo a decomposição dos resíduos. Semear um novo tanque de peixes com bactérias benéficas é, portanto, necessário para manter seus peixes de estimação saudáveis. As plantas aquáticas são fundamentais neste processo, pois também consomem ou derivam nutrição de resíduos de peixes e fornecem mais área de superfície para o crescimento das bactérias benéficas.
1. Prepare o novo tanque de peixes para o cultivo de plantas aquáticas.
Situado dentro de casa com iluminação artificial adequada
As plantas aquáticas precisam de substrato e iluminação adequados. Um substrato é o 'solo' no qual as plantas aquáticas criarão raízes e obterão nutrientes. Podem ser cascalho de ervilha, cascalho de aquário ou areia. Substratos preparados ricos em nutrientes também estão disponíveis comercialmente e são úteis para alavancar o cultivo de plantas aquáticas. Assim como as plantas normais, as plantas aquáticas precisam de luz para a fotossíntese. Uma vez que a maioria dos aquários está situada dentro de casa, uma iluminação artificial adequada deve ser instalada. Normalmente são apenas lâmpadas fluorescentes instaladas no topo do aquário.
2. Coloque nas plantas aquáticas.
Plantas aquáticas de crescimento rápido fariam bem em acelerar o processo geral de semear seu novo aquário. Exemplos de tais tipos de plantas aquáticas são musgo de Java e glicínias. Eles são facilmente obtidos na maioria das lojas de peixes para animais de estimação. Como essas plantas cresceram em um tanque que já tem uma colônia bem estabelecida de bactérias benéficas, você já tem uma boa população inicial de bactérias em seu novo tanque.
3. Aumente a população de bactérias.
Gradualmente, adicione pequenas quantidades
As bactérias se alimentam de amônia e a decompõem em substâncias menos nocivas. Portanto, a maneira mais rápida de aumentar a reprodução das bactérias é adicionar gradualmente pequenas quantidades de amônia pura ao novo tanque. Coloque apenas uma colher de sopa de amônia depois de plantar as plantas aquáticas e teste imediatamente o nível de amônia. Faça a mesma coisa no dia seguinte e se você achar que o nível de amônia é menor, isso indica que as plantas aquáticas e as bactérias estão prosperando e consumindo a amônia. Repita este procedimento até que o nível de amônia chegue a zero 12 a 24 horas depois de colocar a amônia. Isso significa que uma boa quantidade de bactérias benéficas já está presente e o novo tanque está pronto para acomodar peixes de estimação. Observe que você deve parar de colocar amônia pura neste ponto, aguarde mais 24 horas antes de colocar o peixe.
Essa forma de semear um novo tanque com bactérias benéficas é chamada de ciclo silencioso. Até agora, é o método mais rápido de preparar um novo tanque, pois combina a ação das plantas aquáticas e das bactérias benéficas.
Dicas rápidas:
Não coloque muitos peixes de uma vez após a semeadura. Comece com os mais fortes e, em seguida, adicione os peixes mais frágeis. Um aquário recém-semeado pode não ser capaz de processar um aumento repentino de amônia dos dejetos de peixes.