Cairn Terriers, ou "Toto Dogs", são criaturinhas amigáveis. Eles adoram latir e não trabalham bem em uma casa onde o silêncio é esperado; latir é sua forma de comunicar e expressar suas alegrias, tristezas e todas as emoções entre os dois. Uma raça ativa, saudável e próspera, Cairns tem um alto nível de energia, embora não sejam desagradáveis. Cairns adoram estar perto de seus donos, apesar de serem independentes e curiosos. Os montes de pedras vêm em todas as cores, exceto branco.
Lembre-se de que Cairns são animais de toca. Esta raça precisa de um lugar seguro e fechado para se retirar quando estiver se sentindo cansada ou apenas precisando de uma pausa do mundo. Um canil ou caixa funciona bem para esta raça, e você também deve colocar seu Cairn em uma caixa quando viajar. Seu cão não ficará feliz se for esperado que durma diretamente na grama ou no chão da sala de estar.
Como esses terriers são muito curiosos e correrão atrás de algo que chame sua atenção se não estiverem protegidos, você deve fornecer a eles uma área fechada para brincar.
Os montes de pedras são relativamente fáceis de alimentar, exigindo apenas uma pequena porção de uma ração seca para cães para manter a saúde. Você deve ter cuidado para não superalimentar seu Cairn, ou ele pode começar a se parecer com um Ball Park Frank!
É importante ter em mente que Cairns tem altos níveis de energia. Exercite-os regularmente para manter sua saúde física e mental. Os montes de pedras adoram participar de atividades vigorosas que exigem o uso do cérebro. Dê-lhes brinquedos para entretê-los quando estiverem sozinhos. Cairns são capazes de se divertir, mas preferem muito mais a interação humana.
O cuidado é muito importante quando você tem um Cairn Terrier. Acostume o seu cão a ser manuseado quando filhote, pois você entrará em contato com todas as partes do corpo durante o processo de escovamento. Você deve comprar um spray de condicionador para aplicar no pelo do seu cão semanalmente. Em seguida, use uma escova e escove contra a textura do cabelo do cachorro. Depois, escove normalmente. Duas vezes por mês, a pelagem superior do seu cão deve ser desbastada. Você pode fazer isso com uma faca fina de decapagem.
É imperativo que os Cairns sejam treinados, pois podem ser teimosos e, se não forem treinados, se tornarão seus próprios chefes. Mesmo um Cairn bem treinado pode ocasionalmente decidir fazer as coisas à sua maneira, apenas por pura alegria independente.
Por último, você deve aprender a apreciar as qualidades únicas desta raça. Você deve entender que eles perseguem insetos, esquilos, bicicletas e qualquer coisa que se mova. É por isso que você deve mantê-los em pátios fechados com bastante espaço para brincar.
Você também não deve esperar que seu Cairn fique em silêncio; eles latirão para os pássaros, para a televisão, para a campainha e até para o telefone. Um Cairn vai latir apenas para ouvir o som de sua própria voz. Lembre-se sempre de que eles não latem para irritar.
Você também deve esperar que seu Cairn cavar. Esses cães vão cavar seus canteiros de flores e gramados à procura de roedores para matar. Eles foram criados para isso!
Cuidado:
Cairns se dá bem com outros animais de estimação. No entanto, eles sempre tentarão provar que são os responsáveis, ou o "cão alfa".
Se houver uma maneira de escapar, um Cairn a encontrará. Esteja atento a portas abertas e cercas que não sejam reforçadas com concreto ou sebes.
Dicas rápidas:
Cairns são ótimos companheiros para crianças e idosos. Suas travessuras malucas mantêm todos entretidos e sua lealdade é tocante.
Cairns são muito alegres e têm atitudes amigáveis com todos. Embora possam latir, geralmente estão apenas dizendo: "Ei, quer brincar?"