Os comportamentos de treinamento, como sentar, sentar ou ficar, irão ajudá-lo a controlar as ações do seu cão, mas não o colocarão no comando. Até que você se estabeleça como líder, você terá que manter seu cão na coleira e sob supervisão constante. Isso significa que você precisará manter o ambiente de forma contínua e consistente e a resposta do seu cão a, ou interação com, tudo no ambiente. Você pode não ser capaz de igualar os sentidos aguçados de seu cão, mas precisa agir como se pudesse. Não é tão difícil quanto você pode imaginar. Basta começar a observar seu cachorro. Você saberá quando ele ouvir algo; suas orelhas sobem ou avançam. Se ele apontar o nariz para o ar e começar a cheirar, está sentindo o cheiro de alguma coisa. É hora de intervir. Não espere até que ele esteja na metade do quarteirão. Eu falo mais sobre linguagem canina em outro lugar, mas você não pode comunicar a seu cão que não deseja que ele reaja a um evento ou distração, a menos que você o pegue antes que ele aja. Nem você pode explicar a ele, depois do fato, o que ele fez de errado. (A única exceção a isso é com alguns cães agressivos; se seu cão for agressivo, você precisa consultar um especialista em comportamento com experiência em problemas de agressão.)
Tornar-se um líder acontece quando seu cão o respeita e confia, não quando você vence a luta. Você nunca quer que seu cachorro pense que é uma briga. Ser um líder tem pouco a ver com o que seu cão faz e tudo a ver com o que você faz.
Liderança tem a ver com responsabilidade, e isso significa saber no que acreditar e no que não acreditar nos círculos de treinamento da cultura pop de hoje. Existem quatro regras que digo a todos os meus clientes para memorizarem:
O treinamento do cão não é mágico. Não existem segredos. Praticamente tudo o que você deseja saber está disponível de uma forma ou de outra. Você pode ter certeza de que todo treinador de cães com quem falar lhe dirá que pode ajudá-lo a treinar seu cão. Alguns deles podem. Alguns deles não podem. Seria um mau negócio para eles dizerem que outra pessoa tem um método de treinamento melhor do que eles. Mas não se esqueça, eles querem o seu negócio e, na maioria das vezes, vão dizer apenas o que querem que você diga aqui.
Se você está procurando um treinador, verifique os treinadores listados nas associações de treinamento de cães e no Better Business Bureau local. Os instrutores que não se relacionam com essas organizações o fazem por uma razão; eles não querem que os clientes tenham um local para registrar reclamações. E eles não estão interessados em manter-se atualizados com novas informações sobre seu comércio. Você levaria seu cão a um veterinário que não estivesse interessado em novos desenvolvimentos na medicina animal? Então, por que você levaria seu cão, que você ama, a um treinador que não está interessado em novos desenvolvimentos no treinamento de animais? Existem muitos novos desenvolvimentos cientificamente comprovados em treinamento de animais e treinadores de cães de boa reputação não se anunciarão como especialistas. Eles são, na verdade, alunos de líderes do setor, os verdadeiros especialistas. Posso ser a pessoa mais indicada para treinar na minha cidade, mas ainda tenho dificuldade em me considerar um especialista ou "o melhor". Minhas idéias sobre como treinar seu cão não são originais. Eles são o produto do meu estudo do trabalho de especialistas e do teste do que aprendi em situações da vida real.
Fale com a pessoa que treinará você e seu cão. Se você se sentir confortável porque ele entende o que você precisa e vai tratar você e seu cão com respeito, peça referências. Tenha cuidado ao fazer negócios com qualquer pessoa que não esteja disposta a fornecer referências. Seu cão conta com você para fazer uma boa escolha.
Coloque seu ego de lado. Não saber como fazer um cachorro se comportar não é um reflexo da sua inteligência. Os cães querem o que querem e querem agora! É a única coisa em que estão pensando. Todo o seu pensamento e energia são usados para conseguir o que desejam, sem se preocupar com o que os outros pensam sobre eles. Por causa de seu foco dedicado no agora, eles são melhores em nos treinar do que nós os treinamos. A cada segundo que você está com seu cachorro, um de vocês está treinando o outro. Se você não agir conscientemente como o líder, por padrão seu cão está no comando. Já é ruim que a maioria dos treinadores de cães pense que sabe tudo. Combinar um treinador e um proprietário que leva as coisas muito para o lado pessoal pode terminar em desastre!
Não ser capaz de treinar seu cão não tem nada a ver com o quão educado você é, que tipo de carro você dirige ou onde mora; nem ser um bom treinador de cães. Você pode se destacar em tudo no mundo humano e ainda não saber nada sobre ser um bom líder canino. A maioria dos cães de estimação são mal-educados e precisam de treinamento, então você está em boa companhia. Já lidei com milhares de donos de cães de todas as esferas da vida e a única coisa que todos eles tinham em comum era que cada um tinha um cachorro. As pessoas que gostam de cachorros entendem como é constrangedor ter que correr no meio da rua às 6h da manhã, acordando toda a vizinhança tentando pegar seu cachorro que saiu correndo pela porta da frente enquanto você pegava o jornal. Todos nós já estivemos lá; os cães entendem. E não adianta se preocupar com o que as pessoas que não são cães pensam. Eles nem mesmo entendem por que alguém deixaria um cachorro entrar em casa.
Lembre-se de que os cães podem ouvir. Você não pode fazer com que eles se comportem gritando cada vez mais alto ou apenas repetindo o mesmo comando indefinidamente. Gritar e discutir não são boas habilidades de liderança no mundo canino. Os cães dão sinais de crescente frustração, mas não da mesma forma que nós. No momento em que você começa a discutir com seu cachorro, você já perdeu a discussão. Você pode ter certeza de que, se estiver com raiva ou frustrado, seu cão também estará.
Lidar com seu cão dessa maneira é mais do que apenas contraproducente para o treinamento; pode ser extremamente perigoso. Seu cão pode interpretar mal suas emoções como agressão e tornar-se ele próprio medroso ou agressivo. Se você estiver fora de controle, coloque seu cachorro longe! Se você não consegue se controlar, como pode controlar seu cachorro? Tente novamente mais tarde, quando você e seu cão se acalmarem.
O que quer que você faça com seu cão também é um exemplo para ele. Os cães, mais do que outros animais de estimação, copiam as ações e emoções das pessoas. Eles não só querem estar conosco, mas também querem agir como nós. E sim, quando seu cachorro se mantém firme e late para você, ele está gritando de volta. Mais precisamente, ele acha que você está gritando. Então, por que ele não deveria latir de volta?
Aprenda as regras. Estas são as regras que seu cão conhece, mas nunca compartilhou com você. São as regras pelas quais ele vive:
Tudo é um recurso. Essa regra é simples. Tudo que você precisa fazer para entendê-lo é sair de seu mundo humano multidimensional e acreditar que só existe uma coisa: recursos. Novamente, tudo é um recurso e isso significa tudo - o sofá, a cama, a cozinha, o quintal, a cama do cachorro, a porta da frente, espaço, tempo, atividades, pessoas, água, comida, carinho... tudo. E, se o seu cão deseja um desses recursos, ele entra no modo de solução de problemas e não pensa em outra coisa a não ser em como conseguir o que deseja.
Cada recurso tem um valor. O motivo pelo qual seu cão pode ser bom em não roer seus sapatos, mas não perder a chance de correr pela porta da frente, é porque estar do lado de fora tem um valor mais alto do que mastigar sapatos. Um brinquedo pode ser mais valioso do que outro, e é por isso que seu cão sempre o procura. Pode ser que o motivo pelo qual você tenha de passar por cima de seu cão para chegar ao corredor seja porque o espaço do corredor é um recurso valioso e pertence ao cão. Se o seu cão rosna ou mordisca, pode ser porque ele está guardando algo de grande valor. Não tente adivinhar o valor de algo para seu cão. É improvável que você compartilhe os mesmos valores. Lembre-se de que alguns cães valorizam muito comer insetos e cocô de gato.
Agora é aqui que começa a fazer sentido humano: todos os recursos pertencem ao líder da matilha. Isso significa que se seu cão realmente acreditasse que você era o líder da matilha, você nunca teria que se preocupar com ele mastigando suas meias, correndo porta afora ou tentando morder seu outro significativo quando tentasse ir para a cama. Se tudo for um recurso e todos os recursos pertencerem ao líder da matilha, o cão não os guardará a menos que pertençam a ele. E, se eles pertencem a ele, então ele deve ser o líder da matilha porque o líder da matilha possui todos os recursos. Você está começando a tirar a foto?
O líder da matilha sempre impõe as regras. Agora, por que seu cachorro pensa que é o líder? Exatamente - você nem sempre impõe as regras e o líder sempre as impõe. Se você não for o líder, por padrão o cão é. Vê como é fácil?
Existem milhares de maneiras de mostrar a seu cão que você é o líder, mas a melhor maneira de começar é pensar sobre essas regras ao interagir com ele. Se a mobília for sua, não o deixe pular no sofá, a menos que você o convide para isso. Se for a sua casa, não o deixe entrar ou sair sem permissão. Se você tem um tempo para brincar, ignore seu cão quando ele deixar a bola cair a seus pés, por mais fofa que seja. Espere até que ele vá embora, ligue para ele e peça-lhe para jogar. Faça disso sua ideia. Se ele estiver deitado na cozinha ou no chão do corredor, não pise nele; use o pé para empurrá-lo suavemente para fora do caminho. Afinal, não é o seu chão? Resumindo, seu cão não tem permissão para possuir nada ou tomar qualquer decisão.
É claro que alguns cães não respondem a esses sinais óbvios de liderança. Se você tem problemas incomuns para lidar com seu cão, ou se o comportamento dele está colocando a si mesmo em risco ou a outros, você precisa investir em aulas particulares ou em um programa de treinamento mais abrangente. Mas se você está apenas procurando mais respeito e um cão relativamente bem-comportado, pense um pouco. Uma ligeira mudança em seu comportamento pode significar uma mudança significativa no dele. Os cães amam seus donos, mas respeitam seus líderes. Você precisa de ambos para ter um relacionamento bem equilibrado com seu cão; você precisa de um relacionamento bem equilibrado com seu cão para treiná-lo.
Agora que você entende um pouco mais sobre liderança de matilha, pare de copiar os treinadores de cães da TV que prendem os cães no chão com um rolo alfa. Isso é um ótimo entretenimento, mas não ganha automaticamente o respeito do seu cão. Há uma boa razão para a televisão mostrar avisos de isenção de responsabilidade na tela - alguém pode se machucar. E lembre-se, você não precisa ser um tirano para estar no comando; você pode ser um líder benevolente.
Em todos os programas de treinamento, você deve supervisionar de perto seu cão por um período inicial de tempo (mais tempo para filhotes). Mas depois de mostrar a seu cão o que espera dele, na maioria das situações, você deve ser capaz de baixar a guarda se se estabeleceu como o líder da matilha. Se não o fez, então para seu cão você é apenas um grande macaco sem pêlos que grita com ele toda vez que ele decide se divertir um pouco com suas coisas. Você saberá quando é o líder da matilha, porque seu cão começará a procurar por você permissão para agir, em vez de você olhar constantemente para ele a fim de mantê-lo longe de problemas. Resumindo, liderança significa que você está no comando.