Todos os cães são propensos a arranhar. No entanto, pode haver um problema se você perceber que seu cão coça e coça o tempo todo. Existem muitas coisas que podem causar coceira em seu cão. A causa da coceira do seu cão pode ser um pouco difícil de determinar, pois há muitos fatores a serem considerados. Algumas das causas comuns de coceira na pele em cães são pulgas, dieta inadequada ou uma reação alérgica a alguma coisa.
Ajude seu cão com sua situação seguindo as dicas abaixo:
- Verifique a pele. Verifique a pele do seu cão e veja se há algo incomum. Uma das causas da coceira em cães é a sarna. A sarna é um tipo de doença causada por ácaros na pele. Os ácaros não são vistos a olho nu, mas você pode inspecionar se há sinais de que seu cão pode ter sarna. A pele geralmente parece escamosa. Verifique atrás das orelhas, pescoço e abdômen. Se você vir sinais de sarna, leve seu cão ao veterinário imediatamente para que seja raspado.
- Pulgas. Provavelmente, a causa mais comum de coceira são as pulgas. Seu cão pode desenvolver complicações se você não for capaz de remover as pulgas imediatamente. Eles podem ter tênias ou dermatite. É muito fácil verificar se o seu cão tem pulgas. Apenas separe a pelagem e verifique se há pulgas no cabelo. A solução para isso é usar um xampu especial para cães que elimine as pulgas. Pode demorar alguns banhos antes de se livrar completamente das pulgas.
- Reações alérgicas. A coceira causada por reações alérgicas é difícil de determinar por você mesmo. Se você acha que seu cão é alérgico a alguma coisa, leve-o ao médico imediatamente para que sejam feitos exames para determinar o problema. Esta é a melhor solução, mas pode ser muito caro fazer o teste do seu cão.
- Mude a dieta. Alguns cães são alérgicos a alguns tipos de alimentos. Isso pode ser a causa da coceira. Você pode fazer experiências com a dieta do seu cão e ver qual funciona melhor. Existem diferentes tipos de comida para cães disponíveis. Você pode comprá-los em pequenas quantidades para ver o que é bom para o seu cão. Você também pode tentar servir refeições caseiras para seu cão.
- Psicológico. Em alguns casos, a coceira e os arranhões são psicológicos para seu cão. Isso pode ser difícil de estabelecer. Se você já passou por todas as outras causas de coceira e seu cão ainda está coçando, isso pode ser psicológico. Você pode querer trabalhar com um treinador de cães para ajudá-lo a superar esse problema.
Observe arranhões excessivos
Assim que você notar uma coceira excessiva em seu cão, deverá levá-lo ao médico para ver o que há de errado. Alguns problemas podem levar a casos mais graves e seu cão precisa de toda a ajuda que puder obter. É melhor pegar uma doença precocemente para evitar que ela se espalhe.