Para o seu cão, uma infestação por pulgas não é apenas irritante, mas também dolorosa. Pulgas que picarem seu cão e tirarem sangue podem causar problemas de pele, alergias e até doenças, sem mencionar o fato de que as pulgas põem ovos bem no pelo do seu cão. Você deve tratar o problema da pulga assim que for percebido, e tratar continuamente o seu cão e o ambiente ao seu redor para evitar que as pulgas voltem. Este trabalho é necessário para a saúde e felicidade do seu cão. Veja como manter as pulgas longe dos cães:
Dê um banho no seu cachorro. Dê banho em seu cão regularmente, pelo menos uma vez por semana, para afogar as pulgas que vivem nele. Você também precisará dar banho em todos os outros animais de estimação da casa, mesmo que eles ainda não tenham mostrado sinais de pulgas. Seu cão deve ficar encharcado por pelo menos dez minutos para matar todas as pulgas. Considere o uso de um shampoo contra pulgas.
Use um pente para pulgas. Esta é uma opção viável para cães pequenos de pêlo curto. Um pente de pulgas tem dentes muito próximos uns dos outros para pegar pulgas vivas e ovos de pulgas do pêlo do seu cão. Embora demorado, é um método muito completo para manter as pulgas longe dos cães. Use um pente para pulgas com uma tigela de água com sabão para enxaguar, o que afogará as pulgas presas no pente.
Use produtos tópicos de tratamento de pulgas. Produtos como Frontline ou Advantage são métodos muito populares para manter as pulgas longe dos cães. Este medicamento líquido é colocado atrás do pescoço do cão, onde ele não pode alcançá-lo para limpá-lo. Este produto penetra no pelo e no sangue do cão e mata qualquer pulga que o picar.
Limpe sua casa. As pulgas podem se esconder no carpete, na cama do seu animal de estimação e em qualquer outro lugar que ele possa ter colocado. Pulando sobre seus pés ou calças quando você não tem conhecimento, eles podem viajar por toda a sua casa. Para tratar uma infestação por pulgas, aspire bem os tapetes e lave a roupa de cama em água quente com sabão. Em seguida, use um spray para pulgas ou pó para animais de estimação para matar as pulgas restantes. Este processo deve ser repetido pelo menos a cada poucas semanas. Você não pode presumir que não haja pulgas em sua mobília ou roupa de cama simplesmente porque você não pode vê-las; ovos de pulgas ainda podem estar escondidos lá.
Cuide do ar livre. Se nenhum de seus métodos parece estar funcionando para manter as pulgas longe dos cães, considere tratar o ambiente externo, especialmente fora de sua casa. Mesmo que seu animal de estimação seja um cão interno, as pessoas podem rastrear pulgas dentro dele sem perceber. Existem fórmulas para gramados e jardins feitas especificamente para matar pulgas. Sempre certifique-se de que eles sejam adequados para animais de estimação antes de usá-los.
Se você ainda está tendo problemas para manter as pulgas longe de seus cães, fale com o veterinário de seus cães para obter mais conselhos. Pode ser difícil livrar seu cão e sua casa dessas pragas e, ao mesmo tempo, usar produtos seguros para ele.