Como manter os dentes do seu cão saudáveis?

Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar com que freqüência seu cão precisa de seus dentes limpos
Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar com que freqüência seu cão precisa de seus dentes limpos, mas isso sempre deve ser feito por um veterinário.

Não deixe seu cachorro pegar uma doença dentária

Você sabia que os cães também têm problemas dentários? Os cães domesticados comem comida processada e acabam com muitos dos mesmos problemas dentários que os humanos. Na verdade, 85% de todos os animais de estimação apresentam algum tipo de doença dentária aos três anos de idade. Não deixe seu animal de estimação ser uma estatística! Siga estas etapas para garantir dentes saudáveis para seu cão!

  1. Limpe os dentes do seu cão profissionalmente. Este é um excelente ponto de partida, especialmente para donos de cães que não seguem uma rotina dentária canina. Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar com que freqüência seu cão precisa de seus dentes limpos, mas isso sempre deve ser feito por um veterinário. Muitos cães precisam de anestesia para limpeza dentária, e um veterinário pode garantir que seu cão está seguro, bem como fornecer informações sobre quais procedimentos devem ser realizados: limpeza, arrancamento de dentes, etc.
  2. Apenas limpe os dentes do seu cão no consultório do veterinário! Alguns tratadores oferecem limpeza dentária não anestésica para cães. No entanto, eles geralmente não possuem as ferramentas ou a experiência necessária para limpar os dentes de seu cão de maneira adequada. As gengivas do seu cão podem ser feridas se uma pessoa inexperiente tentar usar instrumentos de descamação. Além disso, a saúde bucal está tão interligada com a saúde geral do seu cão que um exame físico deve ser realizado antes de ele limpar os dentes. Não economize em cuidar do seu cão!
  3. Escove os dentes do seu cão em casa. Embora seja melhor começar quando seu cão for filhote, você também pode iniciar a rotina após uma limpeza dentária no veterinário. Use uma escova e pasta de dente especiais para cães e peça ao seu veterinário para demonstrar como escovar os dentes do seu cão se você não tiver certeza. Nunca use pasta de dente humana, pois alguns dos ingredientes podem ser prejudiciais para o seu cão. Além disso, seu cão provavelmente quer pasta de dente com sabor de carne ou fígado!
    As gengivas do seu cão podem ser feridas se uma pessoa inexperiente tentar usar instrumentos de descamação
    As gengivas do seu cão podem ser feridas se uma pessoa inexperiente tentar usar instrumentos de descamação.
  4. Certifique-se de que todos os brinquedos e itens para mastigar são seguros. Os cães gostam de mastigar tudo. Certifique-se de que os brinquedos e a mastigação do seu cão são seguros para ele mastigar. Os produtos que possuem o selo do Veterinary Oral Health Council (VOHC) são comprovadamente seguros para cães. Produtos que não são seguros podem danificar os dentes e as gengivas do seu cão.
  5. Pergunte ao seu veterinário sobre a vacina porfiromonas. Relativamente nova, essa vacina fornece imunização contra a bactéria Porphyromonas, que é uma das causas da periodontite. A periodontite é uma doença que causa perda óssea na mandíbula, deixando os dentes soltos. Embora esta vacina possa não ser a melhor para todos os cães, seu veterinário pode fornecer informações.
  6. Pergunte ao seu veterinário sobre um gel oral preventivo. Foi fabricado um novo gel que pode ajudar a impedir que as bactérias grudem no esmalte dos dentes do seu cão.
  7. Use guloseimas dentais e boa comida para o seu cão. Alimentos secos para cães especialmente formulados estão disponíveis no consultório do seu veterinário, que também pode recomendar quais guloseimas são melhores para limpar os dentes e estimular as gengivas.

Lembre-se de que os dentes do seu cão precisam de cuidados, assim como os seus. A má higiene oral não afeta apenas os dentes e gengivas do seu cão, mas permite que as bactérias entrem na corrente sanguínea e danifiquem o fígado, o coração e outros órgãos internos do seu cão. Certifique-se de ser tão leal ao seu melhor amigo quanto ele é a você!

Artigos relacionados
  1. Como matar tênias em cães?
  2. Como matar carrapatos em cães?
  3. Como viver com cães quando você é alérgico a cães?
  4. Como saber se um cão está estressado?
  5. Como viver com um cão cego?
  6. Como fazer uma folha de cuidados para um filhote de cachorro Yorkie?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail