Pode ser difícil saber se um cão está estressado. Ele não pode lhe dizer como está se sentindo, então, em vez disso, você terá que procurar por pistas de seu comportamento. Cada animal reage de maneira diferente ao estresse, mas existem alguns comportamentos comuns a serem observados. Se o seu cão não está se comportando como costuma fazer, ele pode estar estressado. Um cão estressado pode apresentar uma ampla variedade de comportamentos ou não mostrar sinais externos de estresse, o que pode dificultar a percepção de como ele está se sentindo. Veja como saber se um cachorro está estressado:
- Observe a inquietação. Seu cão pode ficar estressado se estiver latindo mais do que o normal, cavando buracos em seu quintal e destruindo sua casa. Cães estressados geralmente parecem agitados, chateados ou inquietos. Os cães também podem se tornar mais agressivos quando estão sob estresse. Se o seu cão está rosnando, é um sinal de que ele se sente ameaçado ou desconfortável.
- Procure por carências. Enquanto alguns cães reagem ao estresse tornando-se excessivamente ativos, outros tornam-se passivos e necessitados. Seu cão pode parecer menos enérgico do que o normal ou menos interessado em brincar. Um cão estressado pode não querer se afastar muito de seus donos, porque se sente confortável e protegido quando está perto de você. Os cães costumam ficar estressados em situações desconhecidas; como dono dele, você é o ser humano mais conhecido, então é provável que seu cão fique perto de você quando estiver estressado.
- Preste atenção aos sintomas físicos. Freqüentemente, um cão exibe sinais físicos de estresse, incluindo sacudir, choramingar, tremer, pupilas dilatadas ou coçar excessivamente. Um sinal comum de estresse em cães é o bocejo. Os cães podem apresentar uma ampla gama de sintomas ou doenças que podem ser atribuídos a níveis elevados de estresse. Em caso de dúvida, leve seu cão ao veterinário para um diagnóstico completo.
- Considere as mudanças recentes. Assim como os humanos, os cães podem ficar estressados se algo em seu ambiente os estiver incomodando, como uma mudança recente ou um novo membro da família. Eles também podem ficar estressados por motivos mais mundanos, como falta de exercícios ou não gostar de um novo alimento. Isso está acontecendo? Nesse caso, é mais provável que seu cão fique estressado. Mesmo que o seu cão não esteja exibindo nenhum sinal externo de estresse, você deve prestar atenção a essas mudanças na rotina para que possa reduzir o nível de estresse do seu cão.
Reconhecer os sinais de estresse em seu cão é essencial se você deseja que ele viva uma vida saudável e feliz com você. O estresse do animal de estimação pode fazer os cães agirem de maneiras incomuns, e não é justo culpá-los sem entender a causa raiz. Os cães que estão estressados podem ficar deprimidos, assim como os humanos. Depois de saber que seu cão está estressado, você pode tomar medidas para reduzir seu nível de estresse.