Como alimentar seu cão com segurança do jeito BARF?
Amélia Garcia Neto
• 4 min de leitura
Se você está pensando em mudar de rações comerciais para a BARF (B queridos A nd R aw F ood) dieta, então você provavelmente tem muitas perguntas. Este artigo não se destina a promover a dieta ou dizer a você o que alimentar seu animal de estimação. Em vez disso, destina-se a ajudá-lo a alimentar seu animal de estimação com segurança. Há coisas que você pode fazer em sua casa para manter sua família protegida contra bactérias e há coisas que você pode fazer para ajudar seu animal de estimação na transição para a dieta. Resumindo: se você tiver alguma dúvida, converse com seu veterinário.
Passo 1
Antes de implementar qualquer tipo de dieta, você deve consultar o seu veterinário. Seu veterinário pode ajudá-lo a introduzir a dieta aos poucos, para que você não choque o sistema de seu animal de estimação. Antes de ver o veterinário, faça uma pequena pesquisa por conta própria. Considere os prós e os contras da dieta, para que você possa ter uma conversa educada com o veterinário. Se o seu veterinário não apoia a dieta BARF, descubra o porquê. Você pode procurar um veterinário mais aberto aos seus desejos e preocupações.
Passo 2
A primeira pergunta que muitos novos barfers têm envolve de onde vem a carne. Como seu animal de estimação consumirá partes do animal que você pode não querer consumir, não há razão para comprar carne cara no supermercado. Freqüentemente, o melhor lugar para ir é o açougueiro. Converse com o açougueiro sobre as possibilidades de desconto, já que a carne que seu cão adora pode ser considerada "resíduo" para o açougueiro (isso inclui pescoços de frango, carcaças de frango, cabeças de peixe etc.).
Etapa 3
Um dos primeiros perigos da dieta BARF que os oponentes apontam é uma preocupação bacteriana. Alimentos crus podem conter E. coli, Salmonella e outras bactérias nocivas. No entanto, a bactéria também pode ser encontrada em várias áreas da sua casa, incluindo banheiros e cozinha.
O corpo do seu cachorro será capaz de lidar com as quantidades naturais de bactérias que são encontradas na comida. No entanto, você ainda deve praticar as precauções normais de segurança da "carne". Se tiver mais do que alguns dias (dependendo do tipo de carne), jogue fora. Mesmo que o sistema do seu animal de estimação possa lidar com a comida, é melhor prevenir do que remediar. Quando você manuseia a carne, deve sempre lavar as mãos depois. Qualquer superfície em que a carne tocar, seja a bancada ou a prateleira da geladeira, deve ser completamente desinfetada. Basicamente, tome todas as precauções de saúde com a carne do seu animal de estimação como faria com a sua própria.
Outra preocupação com a dieta é o consumo de ossos. Você provavelmente já ouviu há anos que não deve alimentar seus ossos de frango de estimação, pois eles se desgastam facilmente. Bem, lembre-se de que BARF é uma dieta crua. Ossos crus são realmente ideais, porque são mais fáceis de mastigar e menos propensos a desfiar. Mas, você não deve alimentar seu animal de estimação com ossos cozidos! Alguns proprietários perguntam se os ossos devem ser triturados primeiro. Para a maioria dos animais de estimação, moer os ossos é completamente desnecessário. Mas, isso é algo que você deve discutir com seu veterinário, pois às vezes é necessário.
Se o seu cão é um inalador de comida, então você provavelmente já testemunhou a rapidez com que uma tigela de ração pode desaparecer. Infelizmente, a comida comercial para cães não exige que o animal mastigue bem a comida. Uma grande coisa sobre a dieta BARF é que seu animal de estimação tem que trabalhar um pouco para comer, então ele é forçado a desacelerar e mastigar. Mas, se você está preocupado com o fato de seu animal de estimação inalar os ossos e possivelmente engasgar, certifique-se de monitorar seu cão no início. Alimentá-lo com itens grandes, como um pescoço de frango inteiro, ajudará a desacelerar sua mastigação. Se necessário, alimente-o com um pedaço de cada vez até ter certeza de que ele está comendo sob controle.
Antes de iniciar uma dieta BARF, certifique-se de consultar o seu veterinário. Em seguida, converse com o açougueiro local sobre como obter a carne de que precisa; pode haver um grande desconto envolvido. Embora alimentar seu animal de estimação com carne crua seja bastante fácil, você ainda precisa praticar precauções de saúde e segurança: Sempre lave as mãos e desinfete todas as superfícies que possam ter entrado em contato com a comida. No início, certifique-se de que seu cão não está inalando a comida, mas fique tranquilo sabendo que o osso cru o está retardando!