Como cuidar de um cachorrinho que não sabe amamentar?
Lorena Patrícia de Pires
• 3 min de leitura
Em uma ninhada de filhotes recém-nascidos, às vezes há filhotes que não podem mamar. Esses filhotes estão em perigo de morte. Eles morrerão de fome ou serão sufocados pela cadela. Ao matar um filhote de cachorro fraco, a mãe cria uma chance maior para os outros filhotes sobreviverem.
Filhote de cachorro saudável
Cuidar de um cachorro que não pode mamar é difícil. O filhote exigirá muita atenção e tempo. Freqüentemente, cuidar desses filhotes pode levar horas, dias e noites. Mas o sucesso dessa empreitada é gratificante. Um cachorro saudável faz tudo valer a pena. Abaixo estão algumas dicas sobre como cuidar de um filhote que não está amamentando:
Isole o cachorro. Determine em uma ninhada qual filhote não amamenta da mãe. Normalmente, este cachorro estará sempre latindo. Este cachorro será fraco e às vezes será encontrado separado do grupo.
Tenha cuidado ao manusear o cachorro. Nesse estágio, a mãe será protetora e terá tendência a lutar contra a separação de seus filhotes. É importante acalmar a mãe para pegar o filhote que não está amamentando. Do contrário, o filhote continuará a enfraquecer e morrer. Ou pode ser eventualmente eliminado pela mãe.
Prepare a cama do cachorro. Crie uma cama para o cachorro. A cama deve estar limpa e macia. Coloque as toalhas ou roupas velhas em uma área pequena. É aconselhável que a cama não seja colocada em um terreno mais alto. Se a cama for elevada, há perigo de o filhote se machucar se cair. O tamanho da cama deve permitir que o filhote se mova ou role.
Alimente com fórmula para cachorro. Com uma pequena mamadeira, alimente o filhote com leite em pó. Fórmulas e frascos estão disponíveis em lojas de animais locais. A mamadeira deve ter um bico macio, mas duro. Os filhotes precisam ser alimentados em intervalos de algumas horas. Segure o filhote com cuidado e coloque a mamadeira em sua boca. O cachorro vai lambê-lo e, eventualmente, se alimentar dele. Segure a garrafa na diagonal e firmemente. Certifique-se de que a abertura do mamilo seja preenchida com fórmula. Isso evita que o filhote sugue ar, o que pode causar problemas estomacais. Continue alimentando o filhote a cada poucas horas, mesmo à noite.
Ajuda com a evacuação. Use lenços umedecidos macios e limpe o traseiro do filhote após a alimentação. Limpe suavemente a parte inferior. Esta ação estimulará o desenvolvimento dos músculos do filhote, necessários para a evacuação. Normalmente é realizado pela mãe para seus filhotes. Se isso não for feito, o filhote pode se recusar a defecar. O sistema digestivo do filhote retém a matéria fecal e o corpo absorve as toxinas. Isso pode fazer com que o filhote adoeça e morra em alguns dias.
Ajuda para desparasitação e veterinário. Despeje o cachorro após duas semanas. As lojas de animais locais vendem remédios anti-vermes. Uma opção mais fácil é levar o filhote ao veterinário. Verifique se o filhote está com doenças e vermifugação.
Dentro de algumas semanas, o filhote estará forte o suficiente para se alimentar sozinho. O cachorro será saudável o suficiente para brincar com seus irmãos.