Como comprar botas de esqui?

A sola do forro da bota de esqui
A palmilha é essencialmente uma camada de espuma, cortiça ou plástico que fica entre o seu pé e a sola do forro da bota de esqui.

Dicas para escolher uma bota e encontrar o ajuste certo

Comprar botas de esqui pode ser uma tarefa intimidante - e cara - mas, seguindo algumas diretrizes simples, a experiência pode ser gratificante e agradável.

Em primeiro lugar, e este ponto nunca pode ser enfatizado o suficiente, você precisa encontrar uma loja de esqui respeitável com bootfitters qualificados e experientes. Sim, esta é uma profissão real e a levamos muito a sério.
Afinal, o esqui é um esporte ativo e a bota é projetada para manter os pés mais ou menos em uma posição fixa. As duas forças opostas podem ser desconfortáveis se suas botas não estiverem bem ajustadas.

99% dos problemas relacionados com botas de esqui resultam do fato de que as botas eram muito grandes
99% dos problemas relacionados com botas de esqui resultam do fato de que as botas eram muito grandes para começar.

Não só um bootfitter qualificado será capaz de ajustar suas botas corretamente no momento da compra, mas muitas lojas têm algum tipo de garantia de ajuste e trabalharão para ajustar suas botas de esqui depois de experimentá-las, se houver algum problema.

Quando estiver pronto para comprar as botas, há algumas coisas a ter em mente enquanto passa pelo processo de adaptação - que pode levar mais de uma hora ou mais - que vai acalmar sua mente acalmar alguns desses nervos.

  1. Confie no seu bootfitter. Lembre-se de que seu bootfitter sabe o que está fazendo. Eles viram muitos pés e provavelmente consertaram quase todos os problemas que podem surgir por causa de botas de esqui inadequadas, portanto, confie neles.
  2. Experimente pelo menos 3 pares de botas de esqui. Você deve experimentar pelo menos três pares de botas e, dependendo do formato do seu pé, possivelmente mais do que isso. É o formato do seu pé e a habilidade para esquiar que irão determinar a bota que mais se ajusta a você. Não são suas cores favoritas ou o par que combina com seus esquis ou jaqueta.
  3. NUNCA COMPRE BOTAS DE ESQUI PARA SUA APARÊNCIA! Sem dúvida, voltará para assombrá-lo. As botas de esqui são feitas de uma concha de plástico em torno de um forro macio e moldável. Os pés têm vários formatos, então o seu bootfitter irá combinar seus pés com as botas que ele acha que vão funcionar melhor para você.
  4. Experimente um ajuste de concha. A primeira coisa que deve acontecer quando você está experimentando uma bota de esqui é um encaixe na concha. Para fazer isso, retire o forro do invólucro (geralmente mais difícil do que parece) e deslize o pé (com uma meia fina) apenas no invólucro de plástico. Com a bota no chão, deslize lentamente o pé para a frente até tocar a ponta da bota com os dedos. Com o pé nesta posição, coloque a mão atrás do calcanhar até o espaço entre o pé e a parte de trás da bota; você não deve ter mais do que dois dedos (cerca de 3 centímetros) de espaço ali. Mais do que isso, a bota ficará realmente grande demais para você.

    É aqui que um ajustador experiente pode ajudá-lo, porque se você esquiar mais de 40 ou 50 dias por ano, provavelmente vai querer usar menos de dois dedos ou "ajuste confortável" em um dedo ou "ajuste de desempenho".

  5. Coloque o forro de volta na bota de esqui e tente novamente. Quando o dimensionamento da carcaça estiver completo e você experimentar a bota e o forro juntos, ela deve ficar firme nos dedos dos pés, como se a própria bota fosse muito curta. ISSO ESTÁ OK.

    Enquanto está sentado, chute o calcanhar da bota de esqui no chão algumas vezes para encaixar o calcanhar no forro da bota. Isso afastará os dedos dos pés da frente da bota e colocará o pé na posição correta na bota.

    Para afivelar a bota - e sim, há uma maneira certa e uma maneira errada de fazer isso - aperte as fivelas primeiro pelos tornozelos, depois as fivelas da perna. Em seguida, levante-se, flexione a bota para a frente e prenda as fivelas ao redor do pé. Uma boa regra a seguir é a regra de "pressão que vale um dedo". Isso significa que você não deve apertar as fivelas. A bota deve ser confortável - como um aperto de mão firme ao redor do pé - com pressão mínima nas fivelas.

    Apertar demais as fivelas pode distorcer o plástico e, portanto, o ajuste geral da bota, e lembre-se de que a bota de esqui só vai ficar maior. O menor que será é a primeira vez que você experimenta na loja. Quanto mais tempo você usa e quanto mais você esquia na bota, mais os forros se moldam aos seus pés e "embalam" ou comprimem, tornando os pés das botas maiores. É por esta razão que tantas pessoas se queixam das suas botas de esqui. 99% dos problemas relacionados com botas de esqui resultam do fato de que as botas eram muito grandes para começar.

    Se a bota for muito grande, seu pé pode se mover, e esse movimento do pé dentro da bota pode resultar em fricção, arranhões e até mesmo batidas nas laterais da bota.

  6. Fique em uma "posição de esqui". Quando as botas estão devidamente afiveladas, você deve se levantar e, mantendo as botas planas no chão, flexionar o tornozelo e empurrar o joelho para a frente na bota. Ao fazer isso, o calcanhar deve estar ajustado dentro da bota e não parece que está saindo da sola da bota. Lembre-se de que, se tentar levantar o calcanhar, provavelmente conseguirá, mas flexionar a perna imita a ação de esquiar e é quando o calcanhar deve estar firme. Se você está recebendo muita elevação, experimente uma bota que tenha um bolso mais estreito.
  7. Avalie como a bota de esqui se sente confortável. Quando uma bota é adequada para o seu pé, ela deve ser confortável do topo da bota, descendo pelo tornozelo e pelo pé. Se você conseguir mexer os dedos dos pés, tudo bem, desde que pareça que seus pés estão travados no lugar. Deve ser confortável - não um chinelo de quarto, mas não doloroso. E você não deve sentir "pontos quentes" (áreas de atrito ou pressão excessiva).
  8. Pegue uma palmilha para sua bota. Finalmente, a última parte do ajuste - e possivelmente a mais importante - é a palmilha. A palmilha é essencialmente uma camada de espuma, cortiça ou plástico que fica entre o seu pé e a sola do forro da bota de esqui. As botas de esqui disponíveis no mercado não têm nada além de uma fina camada de feltro como palmilha, porque eles sabem que um bootfitter habilidoso a substituirá por uma palmilha personalizada ou (dependendo do seu orçamento), semipersonalizada.

    Uma palmilha é semelhante a uma órtese para sapatos, mas é de suporte, não corretiva. A ideia aqui é moldar a palmilha na planta do pé e, quando moldada e aparada na própria bota, manterá seu pé em uma posição neutra e natural (também conhecido como muito mais confortável). Uma palmilha também aumentará o desempenho de suas botas de esqui, transferindo os movimentos de suas pernas e pés diretamente para as botas e, por sua vez, para os esquis.

  9. Ajuste suas ligações! Por último. Lembre-se de ajustar as amarrações às novas botas. Não há nada mais frustrante do que chegar ao morro, pronto para enfrentar a nova neve sob os pés ou o céu azul acima, e perceber que suas novas botas não caberão nas amarras.
Artigos relacionados
  1. Como encontrar o norte verdadeiro sem bússola?
  2. Como pescar solha?
  3. Faça uma armadilha: armadilhas para caça e proteção doméstica
  4. Como fazer um arco e flecha?
  5. Como fazer uma rede: fazendo redes de peixes e muito mais?
  6. Como fazer escalada recreativa em árvore?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail