Parte dos três elementos eletrônicos básicos, que incluem o indutor e o resistor, o capacitor pode ser encontrado em quase tudo que funciona com eletricidade. Também chamados de condensadores, os capacitores são componentes elétricos instalados na maioria dos aparelhos e dispositivos que ajudam a armazenar energia para o funcionamento do aparelho ou dispositivo. Muitas vezes, estes capacitores apresentam dielétrica ou camadas em meio condutores ou plain isolamento antigo. Como a maioria das fontes de alimentação, os capacitores têm terminais positivos e negativos que ajudam o fluxo de eletricidade onde o capacitor é colocado. Os capacitores também são úteis para regular a quantidade de energia no aparelho ou dispositivo. A maioria dos capacitores é feita de filmes de metal ou polissilício.
Motores de marcha lenta
Alguns sintomas de falha do capacitor incluem seus aparelhos fazendo barulho, motores funcionando lentamente, superaquecimento, desligando e reiniciando por conta própria. Se seus aparelhos ou dispositivos apresentarem algum desses sintomas, talvez seja a hora de verificar seu capacitor.
Abaixo estão algumas técnicas rudimentares de solução de problemas que você pode usar para verificar se o seu capacitor ainda está funcionando corretamente. Tudo o que você precisa é de um multitestador bom e funcional.
Segurança primeiro. Certifique-se de que seu dispositivo esteja desconectado da tomada e desligado. Então você precisa se livrar da energia armazenada no capacitor, causando um curto nos terminais do capacitor. Você precisa se certificar de que não há eletricidade ambiente carregada nos capacitores, pois alguns capacitores podem explodir durante o teste, mesmo quando desconectados da tomada.
Configurações de multi testador. Você precisa configurar seu multitestador para verificar a energia em seu capacitor. Para fazer isso, você precisa colocá-lo na configuração de ohm. Em seguida, teste o multitestador tocando as pontas de prova juntas e verifique se o medidor se move para a outra extremidade da escala.
Toque em leads. Quando tiver certeza de que seu multitestador está funcionando bem, comece a testar seu capacitor. Toque os cabos do multímetro com os do capacitor. O medidor não deve se mover quando você faz isso.
Troque as ligações. Inverta os cabos do multitestador e, em seguida, conecte-os ao capacitor novamente. Seu medidor deve se mover para a extremidade oposta e, em seguida, voltar lentamente.
Saber o que funciona. Toque cada picada de seu multitestador nos terminais do capacitor. Seu multitestador deve sempre desviar para zero e voltar lentamente. É assim que você sabe que seu capacitor ainda está funcionando. Se a deflexão for rápida, é assim que você sabe que seu capacitor precisa ser substituído.
O ciclo de vida de um bom capacitor deve durar cerca de sete anos. Se você tiver seu dispositivo ou aparelho por esse período de tempo, você pode querer considerar apenas substituí-lo antes que ele cause mais problemas.
A maioria dos dispositivos eletrônicos pode durar e funcionar por um bom tempo se você os mantiver bem conservados. Quando você tiver um melhor entendimento de como os componentes individuais funcionam em um dispositivo eletrônico, melhor será a identificação e solução de problemas mais comuns que acompanham os componentes eletrônicos.