Então você gastou uma pequena fortuna no seu pit bull de um advogado, apenas para descobrir que ele não está cumprindo sua obrigação de servir aos seus interesses. O que você faz agora? Você ainda tem um caso válido? A quem você se dirige? Este artigo o ajudará a refletir sobre sua situação e a responder a essas perguntas importantes.
Pergunta um: você tem uma reclamação válida?
Esta é sem dúvida a questão mais importante de todas. Se você não tiver um caso sólido e mesmo assim registrar uma reclamação, poderá facilmente acabar gastando mais dinheiro e tempo em vão. Por mais difícil que seja, às vezes é melhor cortar suas perdas e seguir em frente.
Erro honesto
Além disso, certifique-se de que sua reclamação não seja baseada em um mal-entendido ou em um erro honesto. Se você vir qualquer possibilidade de chegar a um entendimento amigável com seu advogado, você deve seguir essa linha de ação antes ou em vez de entrar com uma reclamação.
Lembre-se de que registrar uma reclamação contra seu advogado não é apenas algo que você deve fazer por capricho. Antes de apresentar a sua reclamação, deve primeiro tentar resolver a questão com o seu advogado. Além disso, antes de registrar sua reclamação, certifique-se de estar totalmente familiarizado com os padrões éticos da profissão jurídica.
Ao tentar determinar se você tem ou não um caso real, tente separar o que você acha que sabe e o que pode realmente provar. Uma coisa é ter fortes suspeitas de comportamento antiético; outra coisa é ter evidências fortes ou mesmo provas concretas de que seu advogado violou o código de ética de sua profissão.
Documentos pertinentes
Lembre-se de que não existem evidências em excesso. Recolher e organizar todos os documentos pertinentes; obtenha todos os contratos, vouchers, recibos e quaisquer outros papéis que possam ajudá-lo.
Dois: a quem você recorre?
Cada estado tem uma agência disciplinar que retém as licenças dos advogados ou os disciplina por comportamento antiético. Para saber que organização se deve dirigir para o seu caso específico, visite o site oficial da Ordem dos Advogados Europeia. Eles têm uma lista de agências disciplinares estaduais que você deve usar.
Primeiro você precisa de um formulário de reclamação. Você pode fazer o download facilmente de seu site oficial. Você pode ter que escrever e enviar uma carta descrevendo sua reclamação em detalhes. Alguns estados exigem esta carta e outros não.
Aceitar reclamações
Sua reclamação deve ser feita por escrito. A agência não aceitará reclamações enviadas em anonimato.
Ao descrever sua reclamação, atenha-se aos fatos. Seja profissional e não dependa de apelos à emoção para transmitir seu ponto de vista. Além disso, pegue todos os registros pertinentes que você tenha sobre sua reclamação e anexe cópias desses documentos à sua reclamação.
Envie sua reclamação para a agência por fax ou correio. Acompanhe sua reclamação depois de uma semana ou mais; certifique-se de que eles receberam sua reclamação. Não existe uma regra rígida e rápida sobre quanto tempo leva para processar uma reclamação. Depois que a agência confirmar o recebimento de sua reclamação, você deve verificar regularmente para ver o processo.