A competição de taekwondo em todo o mundo ocorre sob os auspícios de duas organizações, a Federação Internacional de Taekwondo e a Federação Mundial de Taekwondo.
Taekwondo, ou "o caminho do punho", é uma arte marcial intimamente relacionada ao Karate. É o esporte nacional da Coreia do Sul e é um esporte de medalha nos Jogos Olímpicos de verão. A competição de taekwondo em todo o mundo ocorre sob os auspícios de duas organizações, a Federação Internacional de Taekwondo e a Federação Mundial de Taekwondo. É também um esporte recreativo popular: mais de setenta milhões de pessoas atualmente praticam o Taekwondo, e é praticado em quase todos os países do mundo.
Aqueles que estão familiarizados com o Karate ou outras artes marciais acharão o Taekwondo muito familiar. Na verdade, para o experiente artista marcial que deseja praticar Taekwondo, a mudança mais significativa será na terminologia: naturalmente, o Taekwondo usa a língua coreana. Os termos técnicos do Taekwondo são geralmente cognatos aos japoneses, mas são diferentes o suficiente para causar confusão. Por exemplo, uma escola de treinamento é um dojang, ao invés de um dojo; um grito é kihap, não kiya. Outros, como hyeong (forma) são muito diferentes dos japoneses (kata) e requerem prática.
Lecionando turmas grandes
Aqueles que estão familiarizados com o Karate ou outras artes marciais acharão o Taekwondo muito familiar.
O experiente artista marcial encontrará uma gama completa de socos, chutes, posturas, formas e técnicas comuns à maioria das artes marciais asiáticas no Taekwondo. No entanto, o Taekwondo pode ser caracterizado como um pouco mais rígido e regimentado do que outros estilos. Enfatiza técnicas nítidas e limpas, posturas profundas e movimentos ordenados e sincronizados. Portanto, é ideal para o ensino de turmas grandes, o que pode explicar em parte sua popularidade.
Como acontece com qualquer arte marcial, como fazer Taekwondo depende do condicionamento do corpo e da mente. Os movimentos e técnicas formam um gabarito, um conjunto de ferramentas a serem utilizadas na autodefesa, mas o real desenvolvimento é interno. As aulas de taekwondo envolvem exercícios cardiovasculares rigorosos, que condicionam o corpo a atingir seu potencial máximo e a suportar punições extenuantes. Ao mesmo tempo, o cérebro também é treinado: a mente consciente e inconsciente são ensinadas a trabalhar perfeitamente com o corpo, a produzir ações e reações rápidas, controladas e eficazes.
Os resultados podem ser impressionantes. Muitas pessoas que praticam Taekwondo não apenas ganham habilidades de autodefesa aprimoradas, mas também experimentam benefícios substanciais à saúde, humor elevado, coordenação aprimorada e maior confiança nas atividades físicas e intelectuais. Como todas as competições de artes marciais apresentam algum risco de perigo, é um local especialmente bom para aprender o valor do controle, consideração e espírito esportivo. Muitas pessoas que praticam Taekwondo, especialmente crianças, relatam melhorias substanciais na qualidade de suas vidas por causa disso. E, acima de tudo, todos que participam o consideram extremamente divertido!