A linha de trote é uma longa linha de pesca horizontal que tem vários anzóis pendurados ao longo de seu comprimento. Ele é instalado em um canal ou riacho amarrando cada extremidade da linha de trote em ambas as margens. Qualquer peixe que passar por perto pode ser pego em um dos anzóis com isca. É bastante fácil fazer um e a maioria dos materiais necessários pode ser encontrada em uma loja de artigos de pesca.
Verifique com o departamento de recursos naturais de seu estado local. Antes de saltar para a direita para a construção de uma linha de trote, você tem que saber a quantidade máxima de ganchos você pode colocar em uma linha de trote não comercial (supondo que você está fazendo um para uso pessoal e não para o lucro). As agências governamentais que lidam com o manejo de peixes e vida selvagem estabelecem restrições e podem exigir uma licença para este método de pesca.
Escolha o local para sua linha de trote. Saber de antemão onde você vai instalar sua linha de trote irá ajudá-lo a construí-la com medidas mais específicas que se adaptem à área. Verifique se há árvores com galhos baixos em ambas as margens, onde você pode amarrar a linha de trote. Também pode haver outros objetos além de árvores em que você pode protegê-lo. Certifique-se também de que ninguém mais estabeleceu sua própria linha de trote no local escolhido e de que os barcos não passam pela área com frequência.
Obtenha os materiais necessários. Você vai precisar de linhas de pesca de calibre forte ou pesado, bem como de calibre leve, anzóis de pesca, giros e grampos. O comprimento da linha principal de trote depende da largura do riacho ou canal. O número de grampos, giros e ganchos depende de quantos ganchos você foi permitido pela agência governamental.
Monte a linha de trote. A linha de pesca de calibre pesado será sua principal linha de trote. Deixe margem suficiente em ambas as extremidades para amarrar. Comece a colocar grampos com giros ao longo da linha de trote. Eles devem estar uniformemente espaçados. Os grampos evitarão que as linhas de queda deslizem, se amontoem e se enrosquem. A linha de calibre mais leve serão suas linhas de queda. Corte-os no mesmo comprimento (dependendo da profundidade do riacho). Amarre-os em um laço e prenda um gancho no final de cada um.
Monte uma caixa de estante. Esta caixa deve ser feita de madeira ou qualquer outro material resistente que não seja facilmente arruinado pela água. Você vai enrolar a linha principal do trote nesta caixa, de modo que ela deve ser larga e profunda o suficiente para acomodar isso. Faça fendas com espaçamento uniforme na borda superior de cada lado da caixa. É aqui que você colocará suas linhas de queda e ganchos, de forma que o número de slots dependerá do número de ganchos que você tem. As ranhuras devem ser largas e profundas o suficiente para segurar as linhas de queda e ganchos sem fazer com que se prendam.
Enrole sua linha principal de trote na caixa de estante. Conforme você chega a cada grampo e giro, conecte uma linha de queda a ela e coloque-a no slot mais próximo com o gancho pendurado para fora da caixa.
Faça uma isca nos anzóis. Depois que toda a linha principal de trote estiver enrolada e todas as linhas de lançamento e anzóis presos em cada fenda, agora você pode pegar a isca viva e colocá-la nos anzóis.
Instale a linha de trote. Com os anzóis iscados, agora você pode ir ao local escolhido e configurar sua linha de trote. Isso envolve primeiro amarrar uma extremidade a uma margem e, em seguida, desenrolá-la lentamente da caixa de estantes conforme você se move para a outra margem. Seja extremamente cuidadoso ao desenrolar a linha principal e puxar as linhas de queda. Você pode usar muitos ganchos para não jogá-los na água e correr o risco de ficar preso no antebraço ou no pescoço. Simplesmente coloque os ganchos na água enquanto desenrola a linha de trote e cruza para o outro lado.
O único grande benefício das linhas de trote é que você não precisa se sentar com elas. É a pesca para quem não tem tempo para pescar. Você pode ir em frente e fazer outra coisa e voltar depois de várias horas para verificar se pegou alguma coisa.
Dicas rápidas:
Alguns rios ou riachos podem ser classificados como áreas protegidas onde linhas de trote não são permitidas.