Paus, pedras e outros detritos na água ou na costa podem danificar uma linha de pesca. A maioria das linhas é suficientemente resiliente, mas depois de muito uso, pontos fracos irão eventualmente aparecer. Os pescadores ávidos sabem da importância de substituir regularmente sua linha de pesca por novas bobinas para manter sua pesca em boa forma.
- Verifique sua linha. Solte a maior parte de sua linha na água e, lentamente, enrole-a de volta (certifique-se de remover o cabo do terminal primeiro). Ao retirá-lo, toque a linha com a ponta dos dedos da mão livre e sinta se há pequenos cortes, cortes ou nós. Você também pode inspecionar a linha visualmente. Se a maior parte da linha tiver arranhões ou se os pontos fracos estiverem perto da bobina, provavelmente é hora de substituí-la. Se os pontos fracos são poucos e estão localizados apenas perto da ponta, mas a maior parte da linha está bem, então você pode sobreviver cortando apenas a parte ruim. Lembre-se de que agora você tem uma linha mais curta e pode encontrar alguma dificuldade em fazer um gesso longo. Os pescadores mais experientes recomendam substituição depois de 150 a 200 utilizações de fundição em terra e menos ainda se usado frequentemente em pesca à corrica.
- Deslize a nova linha da ponta da haste e através dos ilhós. Você também precisará amarrar a nova linha na bobina. Isso evitará a perda acidental de sua nova linha se você tiver que soltá-la e arrastar na água para remover algumas torções.
- Passe um lápis no centro do novo carretel (carretel fechado). Se você tiver um rolo fechado, será necessário pedir a ajuda de alguém. Seu ajudante segurará o novo carretel através do lápis para que ele possa se desenrolar livremente. Conforme você bobina na nova linha, seu ajudante também precisará manter a tensão adequada na linha. A nova linha não deve ser esticada com tanta força. Isso pode enfraquecê-lo ou causar torções.
- Coloque o novo carretel no chão (carretel aberto). Com as bobinas abertas, você pode fazer a substituição por conta própria. O carretel por si só pode manter a quantidade certa de tensão. Certifique-se de que a nova linha está saindo do carretel no sentido anti-horário enquanto você a está enrolando. Você também precisará deixar a nova linha passar pelas pontas dos dedos presas enquanto ela enrola na bobina para monitorar se ela está torcendo. Encha a bobina com a nova linha até ter uma margem de 0 centímetros da borda da bobina.
Manter a linha de pesca fresca substituindo-a regularmente pode evitar incidentes infelizes como, por exemplo, o rompimento da linha exatamente quando aquela truta pintada que você perseguiu o dia todo finalmente morde.