É tão fácil fazer bolsas feitas à mão que qualquer pessoa pode fazê-las. Alguns até fazem bolsas feitas à mão e as dão de presente ou vendem. No entanto, as bolsas feitas à mão tendem a ser muito macias porque geralmente são feitas de tecido. Não mantém sua forma original muito bem, e seria melhor se pudesse ter mais força para não se torcer e deformar tão facilmente. A solução é enrijecer as bolsas feitas à mão.
Bolsas reforçadas feitas à mão
Endurecer bolsas feitas à mão é bastante fácil e requer muito pouco para o efeito que terá. Você só vai precisar de um pouco de paciência e teia fusível e sua bolsa artesanal ficará rígida em nenhum momento. Para enrijecer uma bolsa feita à mão, consulte estas etapas:
Prepare seus materiais. Para enrijecer uma bolsa feita à mão, você tem que aplicar um material de fibra feito pelo homem conhecido como teia fusível. Mas você pode adicionar a teia fusível apenas quando fizer a bolsa artesanal, e não depois, quando já estiver pronta. Portanto, antes mesmo de fazer sua bolsa, certifique-se de ter todos os seus materiais, a teia fusível incluída.
Teia fusível 101. A teia fusível é um tipo especial de fibra que você coloca entre dois pedaços de tecido para fundi-los. Tudo o que você precisa fazer é colocar a teia fusível em um lado do pano, passar a ferro no lado que ainda tem o papel, retirar o papel, deixar esfriar e pressionar o outro pano sobre ele.
A teia fusível está disponível em muitos pesos e rolos diferentes. Uma teia fusível mais pesada tem propriedades de colagem mais fortes, mas se for muito dificultará a costura do tecido. Portanto, ao escolher uma teia fusível, sempre opte pelo peso mais próximo do tecido que você está usando.
Outro uso interessante para a teia fusível é que você pode usá-la para emergências de bainha.
Priming. Pegue o tecido que você vai usar para fazer sua bolsa e já corte. Você medirá o comprimento da teia fusível de que precisará, dependendo de seu tamanho. Tire uma polegada das medidas do pano para a teia fusível. Digamos que você tenha peças padrão com medidas de 15 centímetros por 13 centímetros, então sua teia fusível deve ter 13 centímetros por 10 centímetros.
Ferro. Estabeleça os padrões de tecido, o padrão externo deve estar voltado para baixo e o padrão interno aparecendo. Coloque a teia fusível no centro do tecido. Certifique-se de que a película do papel esteja do lado errado da teia do fusível. Se você retirar o papel e passar o ferro diretamente na teia fusível, ele derreterá e até mesmo estragará o ferro. Faça o mesmo com outro pedaço de padrão de bolsa. Remova o papel somente quando o tecido esfriar.
Observação: se você tiver um tecido que servirá como forro interno, coloque a teia fusível entre o padrão externo e o forro. Retire o papel da teia fusível, pois será necessário fundir os dois panos.