O que antes era reservado como uma atividade glamorosa para os ricos e famosos agora se tornou uma ocorrência comum, que agora é até mesmo considerada um aborrecimento. Estamos falando de voar - seja para férias, uma viagem de negócios ou mesmo como parte de um trajeto regular, pilotar um avião passou de uma experiência para uma vida inteira a simplesmente uma maneira de chegar onde você precisa estar.
Os aeroportos ficaram congestionados e mesmo o primeiro passo da sua viagem - que é a compra do seu bilhete - tornou-se um tanto incómodo. Felizmente, esse primeiro passo já pode ser feito no conforto da sua casa devido à internet. Aqui estão algumas dicas para comprar e imprimir uma passagem aérea.
Escolha sua companhia aérea. Diferentes companhias aéreas atendem a diferentes clientes. Alguns querem viajar em jatos luxuosos para se sentirem confortáveis e mimados durante toda a viagem, enquanto outros procuram as passagens mais baratas para economizar na viagem de avião e fazer alarde no destino. Se a viagem for curta, comprar uma passagem em uma companhia aérea econômica pode não fazer muita diferença no seu conforto. Se a viagem for internacional, com horas de duração, escolher uma companhia aérea mais cara, com assentos mais largos e espaço para as pernas, pode valer o pagamento extra.
Veja se a companhia aérea que você escolheu tem um site. Em caso afirmativo, verifique também se oferece serviços de emissão de bilhetes online. A maioria das companhias aéreas oferece reservas de assentos e bilhetes eletrônicos em seu site. Os preços das passagens e disponibilidade de voos em datas e horários específicos também são indicados nos sites.
Escolha o seu voo. Basta inserir seu nome, outros dados pessoais necessários, o voo que deseja embarcar e outras solicitações e especificações pessoais. Depois disso, você paga com cartão de crédito ou débito, ou PayPal, se aceito. Após o pagamento e confirmação, um e-ticket será emitido pela companhia aérea.
Salve seu e-ticket. Uma passagem eletrônica é um registro digital existente nos computadores da companhia aérea. O e-ticket representa a compra da passagem aérea, no lugar da velha pilha em várias camadas de diferentes bilhetes de papel que costumava ser emitida. Recentemente, esses bilhetes eletrônicos tornaram-se obrigatórios para membros da IATA. Seu e-ticket será enviado para seu endereço de e-mail ou aparecerá em um pop-up no site da companhia aérea. Salve uma cópia deste e-ticket.
Imprima seu e-ticket. Embora seja uma transação sem papel, você ainda precisa de uma cópia do seu bilhete eletrônico em papel para obter o cartão de embarque, pois algumas companhias aéreas exigem que você traga uma cópia do bilhete eletrônico. Algumas companhias aéreas oferecem a opção de imprimir o cartão de embarque. Simplesmente insira seu código de confirmação, procure um botão ou guia que diz " imprimir cartão de embarque " ou "check-in" e use sua impressora normal de casa ou escritório.
Bilhetes oficiais de papelão
Não se esqueça de levar o cartão de embarque ao aeroporto. Devido ao facto de a sua impressão ter cerca de uma página e ser impressa em papel normal, é mais fácil perdê-la ou esquecê-la do que os antigos bilhetes oficiais de cartão. Certifique-se de trazer seu e-ticket com você, para que você não tenha que passar pelo incômodo de remarcar seu voo.