Basicamente, as três verificações pré-voo importantes para fluidos envolvem seu nível de combustível, o óleo do motor e seus fluidos hidráulicos.
A qualidade e o nível dos fluidos são importantes em qualquer aparelho mecânico. Em um avião, a maioria dos controles é manipulada por sistemas hidráulicos. Portanto, além do combustível de aviação em si, há um punhado de outros fluidos que você precisa verificar antes de iniciar o vôo.
Em grandes aeronaves comerciais, geralmente é a equipe de solo que faz a inspeção de fluidos em uma aeronave antes do vôo. Um piloto também executa testes a bordo para verificar a integridade do fluido do avião como parte de sua lista de verificação pré-vôo. Se você estiver pilotando sua própria aeronave ou estudando para obter a licença de piloto, não precisará retirar os fluidos de seu avião para garantir um voo seguro e tranquilo.
Basicamente, as três verificações pré-voo importantes para fluidos envolvem seu nível de combustível, o óleo do motor e seus fluidos hidráulicos.
Óleo de motor
Pano grátis
Abra a porta de acesso a cada um dos motores do seu avião. Você precisará verificar o nível e a qualidade do óleo do motor. Retire a vareta e seque a extremidade com um pedaço de pano limpo que não solte fiapos. Coloque a vareta de volta e retire-a novamente. O líquido resultante deve estar entre as linhas "mín." E "máx." Da vareta. O óleo também deve ser translúcido. Se estiver preto ou parecer turvo, será necessário trocar o óleo do motor.
O óleo do motor deve ser trocado em um determinado intervalo, portanto, certifique-se de verificar o manual do usuário do seu avião. O óleo é geralmente trocado na programação de manutenção regular, que é definida pelo fabricante. Se você estiver alugando ou alugando um avião, verifique o registro do serviço para ver quando foi feita a última troca de óleo.
Nível de combustível visualmente
Você precisará verificar o nível e a qualidade do óleo do motor.
Combustível
A maioria dos aviões tem tanques de combustível na fuselagem ou construídos dentro de cada asa. Você pode verificar o nível de combustível visualmente, abrindo a tampa e olhando para dentro. Você também precisa testar o combustível para ver se há detritos e água, o que pode afetar gravemente o desempenho do motor. Você precisará de um testador de combustível para essa finalidade. Conecte o testador de combustível à válvula e retire o combustível puxando o êmbolo. O combustível do ponto mais baixo do tanque de combustível será sifonado para o testador.
Inspecione visualmente o testador para ver se há detritos que possam ser vistos flutuando no combustível. Você também pode verificar se há água no combustível. Como a água é mais pesada que o combustível, ela irá afundar no testador e criará bolhas de ar ao longo do caminho.
Verifique o manual do avião e o registro de serviço para ver quando os fluidos hidráulicos foram substituídos pela última vez. Se eles estiverem além do cronograma de manutenção regular, substitua-os. Você também pode verificar os níveis de fluido inspecionando manualmente o reservatório. Os fluidos devem estar dentro do nível adequado e devem parecer límpidos e sem resíduos.
Qualquer vôo é seguro e tranquilo se sua aeronave estiver em perfeitas condições de funcionamento. Certifique-se de verificar a qualidade e o nível de fluidos em seu avião, incluindo combustível de aviação, óleo do motor e sistema hidráulico.