A maioria dos carros vem com um Manual do Proprietário, que é um pequeno manual que geralmente é mantido no porta-luvas. Ele contém algumas informações importantes, principalmente aqui, os intervalos de manutenção, as capacidades de fluido e os tipos de fluidos necessários.
Na ausência de um manual do proprietário, pesquise na Internet por sua marca e modelo. Existem muitos sites específicos de automóveis que possuem todas essas informações. Além disso, a maioria das lojas de peças automotivas oferece manuais de serviço para carros que custam menos de vinte dólares.
Intervalo de serviço:
A maioria dos manuais do proprietário lista os intervalos de serviço ou a quantidade de tempo que as peças do carro devem ser reparadas. A maioria dos manuais recomendará que o óleo do carro seja trocado a cada 6000-10000 milhas, o que é muito menos frequente do que os 3000 recomendados por sua loja de troca de óleo local.
Capacidade de fluido:
A quantidade de óleo que seu motor retém será listada em uma seção provavelmente intitulada Capacidades de fluido. Geralmente, isso é apenas uma tabela das diferentes capacidades de fluido em seu carro. A lista após "óleo do motor" deve fornecer a quantidade de óleo necessária para encher o motor em litros (L).
Tipo de fluido:
Óleo mineral vs. óleo sintético: Alguns carros podem especificar que óleo sintético deve ser usado no carro. Certifique-se de solicitar óleo sintético na loja de peças de automóveis, se for o caso. Outros podem não especificar nenhum dos tipos - neste caso, você pode usar óleo mineral ou sintético.
Peso do óleo: os fabricantes listarão a viscosidade do óleo recomendada. Uma classificação comum é 10W-30W. Certifique-se de usar o tipo adequado de óleo para o motor e para o clima em que o óleo será usado. Os fabricantes geralmente recomendam vários tipos de óleo para usar em diferentes temperaturas de operação.
Passo 1
Determine o tempo de serviço necessário para uma mudança de óleo:
Se já passou algum tempo desde a última troca de óleo ou se a hora da última troca de óleo for desconhecida, é melhor estar seguro e trocar o óleo.
A imagem mostra os intervalos de manutenção para um Honda Pilot de 05' - os intervalos são a cada 7500 milhas.
Passo 2
Compre o óleo e filtro adequados para o seu carro:
Consulte um especialista em uma loja de peças de automóveis sobre o tipo de óleo (normal ou sintético) e o peso do óleo recomendado pelo seu manual do proprietário.
Obtenha um filtro para a marca e o modelo do seu carro. Freqüentemente, as lojas de peças de automóveis têm livros grandes com tabelas que listam o código de série do filtro específico do carro para cada fabricante de filtro. O especialista também deve ser capaz de ajudá-lo a escolher o filtro adequado.
Compre ferramentas adicionais: um bujão de drenagem de óleo, bandeja de drenagem de óleo, trapos de oficina, um funil, uma chave de filtro de óleo e um macaco com cavaletes tornarão o trabalho muito mais fácil.
NOTA: Existem diferentes tipos de óleo e filtros de óleo. Melhores qualidades de óleo são formuladas para reduzir a quantidade de acúmulo que eles deixam para trás. Diferentes graus de filtro reduzem a quantidade de contaminante. Como a deterioração do motor tem muitos fatores que contribuem para isso, é difícil dizer o que realmente funciona melhor.
Etapa 3
Fornecendo acesso adequado embaixo do automóvel:
Para a maioria dos carros, é necessário levantá-lo para ter acesso ao dreno de óleo. Usando macacos e um macaco, levante o carro para que o cárter fique acessível.
CUIDADO: Antes de levantar um carro, certifique-se de compreender a técnica adequada. Nunca confie apenas em um macaco sozinho - sempre use suportes de macaco.
Passo 4
Prevenção de derramamento:
Coloque caixas de papelão ou jornais fazendo uma área de quatro por quatro pés ao redor do bujão de drenagem. Coloque uma bandeja de drenagem de óleo sob o bujão de drenagem. Posicione o centro da panela cerca de 15 centímetros atrás do bujão de drenagem - isso garantirá que o fluxo inicial de fluido seja capturado.
Etapa 5
Drene o óleo:
CUIDADO: O óleo do motor pode estar muito quente. Não execute a etapa logo após o carro ter sido dirigido. É melhor esperar pelo menos meia hora antes de manusear o óleo.
NOTA: Em alguns carros, é necessário remover as coberturas de plástico para acessar o bujão de drenagem. Consulte o manual do proprietário para obter instruções.
Para drenar o óleo, encontre o bujão de óleo. Deve ser um parafuso localizado na parte inferior do cárter do motor. O cárter é literalmente uma panela que fica na parte inferior do bloco do motor do carro. (A imagem mostra um cárter de óleo com o bujão circulado.)
Tente encontrar um soquete ou chave que se encaixe corretamente no parafuso. Tente evitar chaves ajustáveis, pois muitas vezes resultam em cabeças de parafuso descascadas. Remova o bujão de drenagem afrouxando o parafuso. A maioria dos plugues é rosqueada para a direita padrão ou "apertada direita, solta esquerda", mas é possível que seja rosqueada de outra maneira. Consulte o manual para certificar-se de que não há instruções especiais para remover o parafuso.
Mantenha a panela fechada, pois os últimos fios são desenroscados, pois o óleo pode não pingar exatamente como esperado. Tente segurar o parafuso porque encontrá-lo no óleo usado não é tão divertido quanto buscar maçãs.
Etapa 6
Remova o filtro de óleo:
O filtro de óleo pode ser colocado em qualquer número de lugares no bloco do motor. Consulte o manual para saber onde. (A imagem mostra um filtro de óleo, que neste caso é branco)
A maioria dos carros usa um filtro fechado, alguns carros, como os da BMW, têm um tipo diferente de filtro. Certifique-se de consultar o manual do proprietário para obter instruções especiais sobre o tipo de filtro não incluso.
Usando a chave inglesa, segure o filtro com força e afrouxe-o girando-o para a esquerda. Mais uma vez, certifique-se de que não há instruções especiais sobre a remoção do filtro.
Dependendo de quão bem o filtro foi projetado, o óleo pode derramar para fora do filtro ao removê-lo, portanto, esteja pronto para drenar cerca de filtros de óleo quando o filtro for afrouxado.
Etapa 7
Substitua o filtro de óleo:
A maioria dos filtros de óleo tem uma vedação de borracha ou anel de vedação para evitar vazamentos. (Umedeça o dedo em óleo novo e aplique uma pequena quantidade na borracha, apenas uma película fina é tudo que você precisa. Isso ajudará a vedação a funcionar corretamente.)
Usando apenas a mão, aperte o filtro de óleo no motor girando-o no sentido oposto ao que você usou para soltá-lo. A maioria dos filtros exige um mero ajuste com um método de aperto manual, portanto, tome cuidado para não apertar demais o filtro. Procure instruções especiais para o seu filtro específico. A maioria recomendará apertar o filtro até que a vedação faça contato e, em seguida, apertar mais uma fração de volta completa.
Etapa 8
Substitua o bujão de drenagem:
Este é um passo muito importante, simplesmente não é divertido ver todo o óleo novo derramar debaixo do carro.
Quando o óleo não estiver mais pingando pesadamente do parafuso de drenagem, é hora de recolocar o bujão. Instale o novo bujão de drenagem e aperte o bujão de acordo com a especificação recomendada. O uso de uma chave de torque é uma boa ideia, pois pouco torque pode causar gotejamento e muito pode danificar permanentemente o cárter.
NOTA: A maioria dos fabricantes recomenda que o bujão de drenagem seja substituído durante cada serviço. Embora possa parecer excessivo, os vazamentos de óleo são complicados e, se houver vazamento, não há como substituí-lo sem drenar o óleo. Em caso de dúvida sobre a condição do bujão de drenagem, é melhor substituí-lo.
Com o carro no chão, encontre a tampa de abastecimento de óleo. Geralmente é marcado "ÓLEO" ou com um símbolo que se parece com um recipiente de rega e uma gota. Se você não tiver certeza, verifique se é o correto, consultando o manual do proprietário. (A tampa de abastecimento de óleo ilustrada também tem o peso de óleo recomendado rotulado.)
Usar um funil aqui pode tornar o trabalho muito menos confuso.
Encha o óleo cerca de um litro a menos do que a capacidade de óleo recomendada. Em seguida, use a próxima etapa e esta para encher o óleo até o nível adequado. Adicionar mais óleo é muito mais fácil do que removê-lo.
Etapa 10
Meça o nível de óleo:
Quase todos os automóveis utilizam uma "vareta de medição". Esta é simplesmente uma longa haste que "mergulha" no cárter para medir o nível. A parte superior da maioria das varetas é geralmente laranja ou amarela e tem uma alça de plástico para que possa ser removida facilmente.
Remova o palito e limpe-o com um pano seco. Coloque o palito totalmente no coldre e remova-o novamente. Deve haver óleo na vara.
O óleo deve estar no meio da faixa de operação, que às vezes é indicada por duas linhas horizontais. Certifique-se de que o óleo esteja dentro desta faixa.
Verifique novamente o nível de óleo:
Assim que o carro estiver funcionando e aquecido.
Estacione o carro em uma superfície nivelada e deixe esfriar por 15 minutos.
Use a vareta conforme descrito na Etapa 10 para medir o nível.
Adicione óleo, se necessário.
Descarte de óleo e filtro:
A maioria das lojas de peças automotivas reciclará óleos e filtros usados para você. Basta trazer os recipientes usados e o filtro.
O despejo do óleo não é apenas extremamente tóxico para o meio ambiente, é ilegal.
Mudar seu próprio óleo pode economizar uma boa quantia de dinheiro e é muito gratificante poder mudar seu próprio óleo. Eu descobri que é melhor tomar seu tempo, respirar algumas vezes quando você ficar frustrado e fazer muitas perguntas a diferentes "especialistas".
Ferramentas necessárias:
Manual do proprietário
Chave sextavada (o tamanho depende do bujão de drenagem)