Qualquer viagem à França está incompleta sem visitar o Louvre. Por mais que Paris seja conhecida pela moda, também é conhecida pelo Museu do Louvre. O museu do Louvre está localizado na margem direita do Sena. Está alojado dentro do Palácio do Louvre. O Palácio do Louvre é um monumento antigo e histórico. Foi anteriormente uma fortaleza e algumas partes ainda estão intactas. O Museu do Louvre foi inaugurado em 10 de agosto de 1793. Na época, tinha apenas 537 pinturas e 184 outros objetos de arte. Agora o tamanho cresceu para mais de 35.000 pinturas e cerca de 380000 objetos pertencentes desde o 6º aC até os dias de hoje. Os objetos exibidos hoje são divididos em 8 categorias diferentes. Estas são Antiguidades Egípcias, Antiguidades do Oriente Próximo, Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas juntas, Trabalho de Arte Islâmica, Esculturas Artes decorativas, pinturas e gravuras e desenhos. O museu do Louvre é o museu mais visitado do mundo, com mais de 12.000 visitantes todos os dias.
Estruturalmente, o Museu do Louvre é muito bonito e lembra o estilo da arquitetura francesa antiga. Sua beleza agora é reforçada pela adição da Pirâmide do Louvre. É uma enorme pirâmide de vidro situada no centro do grande complexo do palácio, diretamente acima do centro de visitantes.
Leonardo da Vinci
As obras expostas no museu contêm alguns dos melhores e mais raros objetos do mundo. O mais famoso é a coleção de pinturas. Pinturas de grandes artistas como Rafael, Michelangelo e Leonardo da Vinci estão entre as mais conhecidas. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci atrai a maioria dos visitantes, enquanto sua Virgem com o Menino, São João Batista e Nossa Senhora das Rochas também são igualmente famosas. The Fortune Teller e Death of the Virgin estão entre as obras de Caravaggio exibidas lá.
Embora o Museu do Louvre seja famoso por suas pinturas, os outros objetos exibidos ali são igualmente grandiosos e inspiradores. As antiguidades do Egito contêm objetos desde a época da civilização do Nilo. Antiguidades do Oriente Próximo contêm artefatos sumérios e mesopotâmicos. Objetos do período Neolítico estão presentes nas seções grega, etrusca e romana. As artes islâmicas também são muitas e variadas. Esculturas incluem algumas famosas como as de Michelangelo. Artes decorativas e gravuras e desenhos também contêm peças de arte muito boas.
O Museu do Louvre se tornou ainda mais famoso desde sua menção no livro fictício, O Código Da Vinci. O Museu do Louvre é realmente um ótimo lugar para ser vivenciado no lazer.