Como dividir os custos de um voo fretado em grupo?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 4 min de leitura
O fretamento aéreo foi originalmente considerado caro e luxuoso, oferecido apenas por jet setters e pessoas de elite. Atualmente, porém, tornou-se uma opção prática e popular devido aos benefícios que esses serviços oferecem aos passageiros. A opção de voo charter torna-se ainda mais prática se você conseguir organizar um grupo para dividir os custos.
Alguns dos benefícios dos voos charter privados são:
Se o avião estiver totalmente ocupado, o custo é mais barato do que voos comuns.
Ele permite voos diretos sem a necessidade de voos de conexão.
Ele aloca arranjos especiais entre os passageiros, como acomodação para cães e outros animais de estimação.
Os passageiros têm acesso a melhores comodidades, tornando a experiência da viagem aérea mais confortável.
A viagem é mais rápida e os atrasos são mínimos.
Ao viajar em um avião fretado, você deve ter um conhecimento claro de como os custos são divididos para determinar se é realmente mais barato viajar com um grupo ou sozinho em um jato comercial.
Voo fretado em grupo
Leia mais para ter uma ideia de como dividir os custos de um voo charter em grupo.
Dividir os custos de um voo em grupo significa simplesmente dividir o custo do fretamento do jato particular entre todos os passageiros a bordo. Sua parte dependerá de quanto espaço no avião você precisa ocupar. Há momentos em que você deve ter um espaço extra ou espaço extra para as pernas porque você tem uma bagagem delicada (pode ser seu cachorro de 20 kg) que você precisa cuidar durante a viagem. Agora, essa bagagem pode ocupar um espaço inteiro no avião. Nesse caso, você terá que arcar com um custo extra.
Existem viagens charter disponíveis com pacotes que incluem hospedagem e serviços turísticos. Como esses serviços fazem parte do pacote, você não tem escolha a não ser pagar o valor total, mesmo que já tenha sua própria acomodação e um acompanhante esperando por você no seu destino. Neste caso, você tem que decidir se vai pegar o vôo em grupo ou se arriscar em um vôo de última hora para economizar o custo de pagar por serviços que você realmente não precisa. Às vezes, um pacote turístico oferecido por um voo charter é mais econômico do que uma taxa de companhia aérea padrão. Portanto, será mais sensato se você voar em um avião fretado, pagar por todo o pacote e apenas renunciar aos serviços de hospedagem e turismo de que você não precisa.
Os custos de um voo charter podem variar dependendo do tamanho do corpo e da capacidade do motor do avião charter. É claro que quanto maior o avião e mais potentes os motores, maiores são os custos de fretamento. O tempo de viagem e a distância também são importantes. Também devem ser considerados outros custos incidentais no fretamento do vôo. Portanto, não se surpreenda se não houver preços uniformes para voos charter por causa dos outros fatores mencionados.
Como já mencionado, os custos de um voo charter em grupo geralmente são divididos entre os passageiros. Há casos especiais, no entanto, em que um único viajante (provavelmente um patrono rico) pode se oferecer para pagar uma certa parte da taxa de fretamento em troca de comodidades e serviços especiais, como um espaço extra para sentar, pratos e bebidas especiais, etc. Digamos que a taxa de admissão é de 7460€ e o cliente se oferece para pagar a metade por apenas dois lugares; o montante remanescente será então dividido igualmente entre o resto dos passageiros. Legal, não é?