Se você tem que voar nas condições de hoje... esteja pronto!
Os passageiros das companhias aéreas estão começando a se parecer com sobreviventes do furacão Katrina e isso não é bom. Infelizmente, os dois grupos esperaram muito para sair e estavam dispostos a esperar que o governo os salvasse.
Por quê?
Se a água estiver subindo, encontre um barco. Mas, onde estão os barcos? Essa é uma pergunta que precisa ser feita antes que a água alcance seu pescoço. O mesmo acontece no aeroporto. Se os atrasos estiverem aumentando, encontre uma saída.
Você não pode mais se dar ao luxo de ir ao aeroporto sem um plano alternativo caso o clima, ou um evento, ou a falta de tripulantes comece a gerar atrasos e cancelamentos. Se o seu Boeing 757 for cancelado e 250 passageiros tiverem que lutar para encontrar novos assentos, você descobrirá rapidamente por que as companhias aéreas se tornaram lucrativas novamente. Eles são chamados de jatos RJ ou jatos regionais.
Esses aviões de 50 assentos são baratos para operar e muito eficientes para as companhias aéreas voarem e geralmente estão lotados. Se o seu destino final é servido principalmente por RJ, você pode passar dias tentando encontrar um assento disponível.
Isso significa que você vai dormir e comer em algum grande aeroporto durante a maior parte da viagem planejada. O aeroporto se torna o seu Louisiana Superdome. Você está preso. Você terá que esperar até que as companhias aéreas e o sistema possam ajudá-lo. Você está sem barco em um mar de pessoas mal-humoradas.
Existe uma maneira melhor?
A resposta é sim em cinco partes.
Não voe durante a última semana do mês. É quando os pilotos e tripulantes de cabine começam a atingir seu tempo máximo de serviço. Seu avião pode estar no portão e pronto para partir, mas pode não haver tripulação disponível para voá-lo. O resultado? Voo cancelado. Planeje suas viagens no início do mês para evitar isso.
Voe cedo. Os problemas se acumulam durante o dia, então se uma bagunça estiver acontecendo, será uma grande bagunça no final do dia. Afinal, você prefere ficar parado meio sonolento na fila de segurança às 0h30 ou mal-humorado em uma fila às oito da noite?
Esteja preparado para deixar o aeroporto por outro meio que não um avião. As locadoras de veículos vão me odiar, mas vá em frente e faça uma reserva em cada aeroporto que visitar. Dessa forma, se as coisas derem errado, você terá um carro reservado e pronto para ir. Quando o aeroporto está um caos, você não quer ficar na próxima longa fila para tentar alugar um carro.
Faça reservas de backup. Faça uma reserva na Amtrak antes de ir para o aeroporto. Não, você não precisa usar a Amtrak até o seu destino, mas se os atrasos se limitarem ao aeroporto de partida, você terá mais sorte no aeroporto, a 160-200 milhas adiante. Além disso, é bom sentar no carro de observação observando as pequenas cidades passarem enquanto você organiza um novo itinerário no seu telefone celular.
E isso me lembra, pegue uma daquelas baterias de reforço para celular que funcionam com pilhas AA. Você pode precisar do seu telefone e não ter nenhum suco em um momento crítico. As tomadas elétricas disponíveis para carregar e usar o telefone desaparecerão em breve, assim que surgirem problemas e os passageiros se esforçarem para encontrar as tomadas disponíveis. O pessoal da Black and Decker está construindo um pequeno aparelho que funciona por cerca de uma hora e também pode alimentar um computador. Eu vi um no Wal-Mart. Melhor ainda, não use seu celular em dias de vôo para que você tenha uma carga completa quando precisar. Visite quando chegar aonde deseja.
Identifique pessoas que estão indo para o mesmo destino que você. Você está identificando motoristas substitutos para o seu carro alugado. Enquanto outras pessoas podem atrasar a filmagem para o noticiário do dia seguinte, você e seus motoristas substitutos podem estar onde precisam estar,
Faça reservas de hotel em cada um dos aeroportos que visitar. Não os garanta, pois caso não precise deles, eles expirarão às 18 horas.
Esteja pronto para ir para casa. Se a bagunça começar no aeroporto de sua casa, vá para casa e lute novamente outro dia.
Faça uma lista de todas as reservas de backup que você fez e cancele todas quando chegar ao seu destino. Se você voou de manhã cedo, terá muito tempo para fazer isso.
Compre alguns protetores de ouvido e leve-os junto. Você não precisa ouvir todas as reclamações de outras pessoas se não quiser. Pegue também algumas barras energéticas. Se você os passar pela segurança, eles serão muito úteis quando você estiver com fome.
Até que a FAA implemente um sistema melhor, como o rastreamento por satélite GPS, o número de aviões será limitado. Há apenas um limite de capacidade agora e a força de trabalho do controlador está trabalhando com capacidade máxima.
E para vocês que pensam que o sol nasce e se põe no seu horário, não sejam curiosos o suficiente para descarregar sua raiva na tripulação de vôo. Você não tem ideia de como é a parte frontal do avião nos dias de atraso e a última coisa que você quer que um piloto pense são nos comentários de um passageiro rude, em vez da segurança do avião. Atrasos não são culpa da tripulação de vôo.
Espere até chegar em casa e escreva para o seu senador, o administrador do aeroporto, a FAA, a companhia aérea e a Federal Trade Commission. Precisamos de pressão aplicada de maneira adequada para construir um sistema melhor. Não precisamos de tripulações de vôo para cometer um erro fatal.