As viagens de aventura percorreram um longo caminho nas últimas décadas. Destinos e atividades antes reservados apenas para as almas mais resistentes agora estão abertos para viajantes ativos de todas as idades e habilidades, incluindo crianças!
A viagem de aventura em família pode ser tão tranquila quanto uma estadia de fim de semana em um rancho no Colorado ou tão "lá fora" como uma semana de heli-esqui na Islândia. Tudo depende dos interesses, experiência e orçamento de sua família. Aqui estão algumas dicas para encontrar as férias de aventura mais ideais para você: Limite seu foco na aventura.
Limite seu foco na aventura. Experimente as diferentes opções de aventura disponíveis, dando uma olhada na Internet. O guia de Gordon é um site premiado que se autodenomina um "supermall" das viagens de aventura, listando mais de 700 empresas de viagens ativas e de aventura. A revista Family Adventure compilou diferentes aventuras por "destinos" e por "interesses e atividades". Nesses dois sites, você encontrará diversos outfitters diferentes. Algumas que eu acho muito legais são as aventuras na Wildland, uma empresa de viagens ecológicas que oferece safáris familiares para o Quênia e cruzeiros para Galápagos; Viagens GORP, com caminhadas em Montana e mergulho com snorkel em Belize; Aventuras da família Thomson, oferecendo viagens culturais à China e acampamentos no Peru; e Backroads, com ciclismo na Itália e caiaque no Canadá.
Verifique as idades mínimas. Depois de restringir o foco, seja passeando pela floresta tropical da Costa Rica ou fazendo rafting no Grand Canyon, certifique-se de verificar os requisitos de idade ou peso para a viagem. Você não quer ficar muito animado para ir de balão de ar quente na França com seu jardim de infância, apenas para descobrir que crianças menores de seis anos não são permitidas.
Certifique-se de que há algo para todos. Outfitters especializados em viagens de aventura em família sabem que precisam agradar a mamãe, papai, irmão adolescente e irmã mais nova. Portanto, é provável que sua viagem tenha ação suficiente - ou tempo para relaxar - para todos os membros da família. Da mesma forma, se as pernas de uma criança ficam muito cansadas em um trecho de bicicleta ou caminhada, provavelmente há uma "carroça afundada", ou ônibus de transporte, que pode levá-la ao próximo destino. Apenas confirme se as crianças poderão "cancelar" uma determinada atividade conforme necessário.
Prepare a família para o que está envolvido. Depois de reservar sua viagem - normalmente por telefone ou online com o fornecedor específico ou por meio de seu agente de viagens local - certifique-se de que todos saibam o que está envolvido. Informe aos seus filhos, por exemplo, que eles passarão três noites em uma pousada ecológica no Brasil, sem luz e sem água encanada. Ou, se você for percorrer pelo menos cinco milhas todos os dias pelos Alpes suíços, comece a caminhar em casa para se preparar para uma viagem ativa.
Não se esqueça das imunizações. Se você estiver visitando regiões estrangeiras como Índia, Europa Central ou África, pode precisar de algumas vacinas para mantê-lo saudável. Visite o site de saúde do viajante dos Centros de controle de doenças para obter as recomendações.
Lembre-se de que a maioria das crianças pequenas considera uma aventura até a mais leve das viagens. Para as crianças pequenas, simplesmente acampar ao ar livre é um grande negócio. Se você está apenas apresentando a viagem de aventura para seus filhos em idade pré-escolar, comece aos poucos. Faça com que suas primeiras férias de aventura sejam vencedoras e você os deixará entusiasmados, pavimentando o caminho para viagens mais ativas e exóticas no futuro.