Omã... Muscat... incenso na brisa quente do deserto, o cheiro de especiarias raras... tagarelice dos souks... o silêncio estrondoso do deserto. Um povo caloroso e acolhedor com uma história vibrante e um sentimento positivo para o futuro. A Vogue o escolheu como destino em 2008. Com seus wadis e desertos, suas praias e áreas montanhosas e seus fortes, antigos souks, mercados de aldeias de fim de semana e corridas de camelos, Omã cativou a imaginação de quase todos que vêm às suas costas.
Quase todos os dias, há um navio de cruzeiro ancorado em Mascate ou Salalah e isso não é surpresa, já que Mascate era, já no século I, reconhecido como um porto notável pelos geógrafos gregos. A cidade fica no Mar da Arábia, ao longo do Golfo de Omã e perto do estratégico Estreito de Ormuz. Atualmente é a capital do Sultanato e também seu centro comercial.
Visitar Omã é fácil. Você pode obter um visto em qualquer ponto de entrada. As estradas são excelentes, portanto, se locomover não é um problema. Há muitas coisas a fazer e aqui estão alguns dos destaques:
Passo 1
Hospede-se no palácio al Bustan. Possui um foyer de tirar o fôlego com omanis masculinos em trajes nativos preparando olíbano. Queimar olíbano parece transportá-lo para um lugar mágico. Al Bustan tem sua própria praia e jardim. Se o preço do Al Bustan for alto demais para o seu orçamento, há o Crowne Plaza e o Shangrila, que também ficam ao longo da praia.
Passo 2
Contorne o distrito portuário de muttrah. Passeie ao longo da Mina Sultan Qaboos e admire os iates e navios atracados no principal porto comercial de Mascate. Visite o bazar tradicional, Souq Muttrah e Sour La-Al-Lawatiah, uma pequena comunidade de casas cercadas por uma velha parede. Certifique-se de comprar especiarias, perfume, incenso e olíbano para levar para casa.
Etapa 3
Visite o palácio de al alam. Este é o palácio cerimonial de Sua Majestade o Sultão Qaboos. Os visitantes não são permitidos no interior, mas o exterior é bastante impressionante e está rodeado pelos Fortes Mirani e Jalali construídos pelos portugueses no século XVI.
Passo 4
Visite nizwa. Visite o antigo forte, um monumento à engenhosidade arquitetônica de Omã na era Ya'rubi. Caminhe pelo Falaj Daris, patrimônio mundial que pode remontar a dois mil anos. Um falaj é um canal que leva água de fontes subterrâneas ou nascentes para apoiar a agricultura e o uso doméstico, geralmente ao longo de muitos quilômetros.
Não perca o souk em Nizwa. Está repleta de vendedores que vendem de tudo, desde carne, peixe, frutas e vegetais a especiarias, tâmaras, ouro e talheres. Nizwa é conhecida por suas joias de prata, consideradas as melhores do país. Você pode assistir os mestres de Nizwa fazendo Khanjar (punhais curvos usados pelos homens omanis com suas roupas cerimoniais). Se você estiver lá em uma sexta-feira de manhã, vá cedo e corra para o outro lado do souk que abriga, à sombra das tamareiras, um mercado de gado animado. Você verá o desfile de fazendeiros locais suas vacas, cabras e ovelhas devem ser inspecionadas, leiloadas e vendidas aos melhores licitantes. Este é um evento prático... sem currais... você e as cabras estão cara a cara e você nunca viu uma barganha como esta antes! Esta cena oferece não apenas diversão, mas uma oportunidade de observar os costumes tradicionais locais. E cuidado... você pode se tornar parte da barganha bem-humorada.
Etapa 5
Faça um cruzeiro de dhow ao longo da magnífica costa. O dhow é o barco tradicional usado em Omã. Pare em Bandar Khayran com suas águas calmas e praias isoladas para nadar e mergulhar. Muita ação de peixes e tartarugas, então pegue uma máscara. Ou simplesmente faça um piquenique e caminhe ou relaxe na praia.
Etapa 6
Visite o deserto. O deserto de Omã mais conhecido é Sharqiyah Sands (anteriormente Wahiba Sands), com suas dunas chegando a quase 200 metros. Vá batendo nas dunas e veja o quão alto você realmente grita de terror! Durma nas cabanas Barsti, faça churrasco de Omã sob as estrelas, ande de camelo e coma com os beduínos. Seu hotel pode providenciar tudo isso.
Etapa 7
Assista a uma corrida de camelos. Os Omanis se orgulham e se preocupam em criar seus camelos, implementando métodos rígidos de doma e nutrição. Os camelos criados para corridas passam por um treino intensivo para competir a nível nacional e internacional. Os camelos recebem nomes que refletem suas respectivas habilidades e resistência. Os jóqueis são escolhidos de acordo com seu tamanho (ou a falta dele) e alguns fazem sua estreia profissional por volta dos cinco anos de idade. As corridas são normalmente realizadas nos feriados e durante as comemorações do Dia Nacional.
Pegue a rota luban (olíbano). Esta rota compreende as cidades antigas de Al-Blaid e Shasr, Khuwr Rori e Wadi Dooka, locais que contribuíram coletivamente para o florescimento do comércio de olíbano por muitos séculos.
Etapa 9
Visite salalah. Conhecida como a "capital do perfume da Arábia", Salalah é uma cidade da antiguidade, ostentando as ruínas de uma cidade fortificada de Sumharam, um importante porto de 100 aC-400 DC e o local de descanso do profeta do Alcorão Ayoub, Jó nas proximidades Jabal Qara. O Porto de Salalah, localizado a aproximadamente 15 km a sudoeste da cidade, é um dos principais pontos de entrada da Índia, Oriente Médio e África.
Etapa 10
Visite as aldeias de saiq, wadi bani habit (a aldeia das casas antigas) e al ain. Essas aldeias têm vista para uma paisagem espetacular de picos dramáticos, desfiladeiros e wadis. As rosas de Jabal Al Akhdar enchem o ar de fragrância quando em plena floração (março / abril). Água de rosas é destilada nas casas dos moradores.
Hoje, quando a compreensão internacional é um prêmio absoluto, vá a Omã e conheça um povo caloroso e generoso que realmente recebe os visitantes. Corte a retórica e obtenha seus próprios dados enquanto se diverte.