Como planejar uma viagem ao Parque Nacional de Yosemite?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
Se você está pensando em fazer uma viagem para um dos parques nacionais, planeje uma viagem para o Parque Nacional de Yosemite. O Parque Nacional de Yosemite, localizado no centro-leste da Califórnia, é um lugar muito popular, conforme evidenciado pelo fato de que mais de 3,5 milhões de pessoas visitam Yosemite todos os anos.
Para chegar a Yosemite, se você estiver vindo de São Francisco, leva cerca de três horas e meia para dirigir. Se você estiver vindo de Los Angeles, leva cerca de seis horas para dirigir. Lembre-se, se você quiser fazer uma visita durante o dia e estiver dirigindo, há uma taxa de 15€ por automóvel para entrar em Yosemite. No entanto, também existe um sistema de autocarro vaivém gratuito que funciona durante todo o ano, se preferir apenas relaxar e desfrutar da paisagem sem ter de se preocupar com a condução. Durante o inverno, muitas das estradas em Yosemite fecham porque a neve torna as estradas intransitáveis. No entanto, o Vale de Yosemite está aberto durante todo o ano.
Yosemite inclui el capitan
Há muito para ver em Yosemite. Por exemplo, locais populares em Yosemite incluem El Capitan, que é um penhasco de granito que é um dos locais de escalada mais populares do mundo. Sentinel Rock tem 3000 metros de altura e Half Dome tem 4800 metros de altura. Você pode visitar Tuolumne Meadows, Dana Meadows, Cathedral Range e o Kuna Crest.
Existem também vários bosques de sequóias gigantes. Por exemplo, o Bosque de Mariposa tem 200 árvores; Tuolumne Grove tem 25 árvores; e Merced Grove tem 20 árvores. As sequoias estão entre as árvores mais altas do mundo, portanto, poder ver os bosques de sequóias em Yosemite é uma oportunidade especial. Além das árvores Sequóia, outros tipos de vegetação em Yosemite incluem bosques de carvalhos chaparrais, montanhoso inferior e superior, subalpino e alpino. Na verdade, também existem centenas de cachoeiras em Yosemite. No entanto, as cachoeiras mais conhecidas são as Cataratas de Yosemite, que são as mais altas do norte da Europa, as Cachoeiras Ribbon, que têm uma queda vertical de 1.612 metros, a cachoeira Bridal Veil, e as Cataratas Wapama.
Área de esqui de Badger Pass
Para os entusiastas de caminhadas, existem centenas de quilômetros de trilhas disponíveis em Yosemite; isso inclui tudo, desde trilhas básicas simples a trilhas extremamente acidentadas ou montanhosas que exigem extrema habilidade para caminhadas. Se você quiser apenas caminhar por um dia, geralmente pode fazer isso; no entanto, se você quiser fazer uma viagem durante a noite para o interior do país, você terá que obter uma autorização de selva e terá que ter um armazenamento de alimentos resistente a ursos (para que os ursos selvagens não sejam capazes de abrir seus recipientes de comida e roubar sua comida). Para os entusiastas do esqui, o esqui alpino pode ser praticado na área de esqui Badger Pass em Yosemite, de meados de dezembro ao início de abril. Também é possível praticar esqui cross-country e raquetes de neve em Yosemite, embora sejam necessárias licenças na selva para viagens noturnas.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre Yosemite antes de caminhar ou andar pelo parque, há o Centro de Visitantes do Vale de Yosemite, o Museu de Yosemite e o Centro de Natureza em Happy Isles, todos os quais podem lhe dar uma visão geral do parque. Há também o Ahwahnee Hotel no parque, onde você pode fazer reservas para pernoitar se achar que gostaria de estender sua visita ao parque por alguns dias. Quer você faça uma visita por um dia, vários dias, ou uma semana ou mais, visitar Yosemite pode ser uma das melhores experiências de viagem que você já teve.