Como reunir a melhor experiência de mergulho de todos os tempos?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 6 min de leitura
Vá para as Filipinas. Este arquipélago de mais de 7.000 ilhas com cerca de 40.000 km2. de recifes de coral é o lar de catedrais submarinas com um caleidoscópio de vida marinha explodindo em cores. A convergência do Oceano Pacífico, o Sul da China, os mares de Sulu e Celebes fornecem alguns santuários e parques marinhos únicos e magníficos para mergulhadores iniciantes e avançados explorarem. Para os mergulhadores altamente aventureiros, existem alguns redemoinhos para atravessar e alguns dos declives mais profundos para alimentar seu frenesi abismo. Para os fãs de história, as costas das ilhas estão repletas de destroços da Segunda Guerra Mundial. Além disso, os habituais cursos de certificação reconhecidos internacionalmente e atualizações estão disponíveis em muitos resorts, bem como aluguel de equipamentos e pacotes de mergulho. As ilhas não estão longe umas das outras e são acessíveis principalmente a partir de Manila, Cebu e outras cidades importantes. Você pode praticamente mergulhar do norte ao sul do país. Ou faça um safári de mergulho e visite apenas os principais locais. De março a outubro seria sua melhor aposta no clima. Aqui estão alguns dos melhores pontos de mergulho que você deve experimentar:
Passo 1
Palawan. Esta é a escolha do Japão como o melhor local de mergulho da Ásia. Várias companhias aéreas operam nesta ilha com voos diários de e para Manila. Você também pode fretar seu próprio vôo ou pedir em seu hotel para buscá-lo no aeroporto e providenciar todos os seus traslados. Pegue uma balsa em Manila e veja como as pessoas locais viajam... e você conhecerá o barco inteiro, já que os filipinos devem ser as pessoas mais amigáveis do mundo! Palawan tem uma coleção impressionante de destroços da Segunda Guerra Mundial, incluindo o Akitsushima, um porta-aviões de 148 metros, o Kyokuzan Maru, um cargueiro de 152 metros situado em uma baía protegida. Em seu compartimento de carga ainda está um Toyota com os pneus intactos. Lá está o Taie Maru, um navio petroleiro japonês da Segunda Guerra Mundial naufragado em 9 de outubro de 1944. Some a isso os outros navios de guerra japoneses que foram afundados no ataque a Coron Bay (24 de setembro de 1944) e você terá o suficiente para meditar entre os mergulhos. E medite em conforto também. Existem vários hotéis excelentes, como o Club Paradise e seu hotel irmão, El Rio Y Mar, com centros de mergulho e serviços que atendem aos padrões internacionais e funcionários incluindo guias que falam inglês muito bem.
Passo 2
Mindoro. Este é o vizinho de Palawan e, portanto, compartilha muitos dos mesmos pontos de mergulho. Sua joia, Puerto Galera, com suas praias de areia branca e vibrantes recifes de corais vivos, é um dos melhores destinos turísticos do país. Seus jardins de coral oferecem um dos lugares mais seguros para aprender a mergulhar. Se você é um fanático por mergulho, este lugar lhe oferecerá a variedade e a facilidade de estudar uma ecoestrutura muito complexa de micro-organismos a grandes caras.
Para os mergulhadores experientes, a Ilha Apo, na costa oeste de Mindoro, é o lugar certo. Além dos guardas florestais, a ilha está vazia, então você mergulha de seus navios de mergulho, que são facilmente organizados nos muitos centros de mergulho localizados em Mindoro ou Palawan. Apo foi declarado parque nacional em 1996 e, desde então, se recuperou dos efeitos da pesca ilegal e agora oferece uma extensão de recifes em 155.000 hectares com alguns dos declives e paredes mais espetaculares.
Etapa 3
Cebu. Esta é a cidade mais antiga das Filipinas e está em rápido desenvolvimento, oferecendo aos visitantes a calma da história e o rugido da vida agitada. Possui alguns dos melhores pontos de mergulho do país, incluindo Malapascua, Ilha Sumilon, Ilha Pescador, Moalboal, Santander, Tubbataha, Liloan e Looc. Tubbataha foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993. Fica no centro do que é chamado de Triângulo de Coral, um parque de diversidade marinha global com mais de 10.000 hectares de recife de coral. A Ilha do Pescador é também um santuário marinho com uma parede muito íngreme que desce para uma caverna em forma de catedral. Existe também o planalto subaquático denominado Ilha Afundada que começa aos 24m e desce até aos 40m. Para os interessados na Segunda Guerra Mundial, a cerca de 42 metros de profundidade nas águas perto de Malapascua, está o naufrágio de um navio de guerra japonês naufragado em 1944. Dê um mergulho noturno na ilha Gato, outro santuário marinho. É realmente espetacular. E preste atenção nos tubarões de pontas brancas, recifes e bambu dormindo nas rochas ao redor da ilha. Para os amantes de tubarões, Shark Point é o lugar certo para assistir debulhadores. Sazonalmente, você também verá aqui mantas e raias-águia. O Estreito de Tanon em Moalboal também é o lar de uma espécie recém-descoberta chamada Homo Delphinus, com cerca de 6 metros e 91 kg.
Camiguin. Uma pequena ilha vulcânica ao norte de Mindanao, que pode ser facilmente alcançada por um pequeno barco da cidade de Cagayan de Oro ou por pequenas aeronaves a hélice de Cebu, oferece uma das paisagens subaquáticas mais exclusivas de qualquer lugar, repleta de lava endurecida e pedras gigantescas de um de seus 7 vulcões. Para mergulhadores avançados, o local de mergulho Kantaan irá recompensá-lo com derivas em alta velocidade e campos de Acropora e Coral Alface, bem como arraias e pontas brancas dormindo debaixo de corais de mesa. O Cabuan Point tem campos de corais duros, corais verdes, dendronepthya e gorgônias com sweetlips, bodiões, anthias roxas e laranjas, fuzileiros, garoupas de coral vermelho e toda a gangue de peixes de recife que tornam a vida subaquática uma alegria. O baixio das Burias com a sua corrente rápida vai entusiasmar os mergulhadores mais experientes, e aqui nade com os imperadores de nariz comprido, bonitos e pargos da meia-noite, bem como cardumes de macacos. The Jigdup Wall and Slopes, lar dos corais marrons e dendronephtya desce até 150 m. Para mergulhadores novatos, o Santuário da Ilha de Mantigue oferece uma fenda na formação de árvores de coral negro repletas de todos os tipos de vida selvagem do oceano.
Outras ilhas do arquipélago como Panay, Negros, Bohol e Leyte também oferecem mergulho, portanto, onde quer que você esteja no país, sempre encontrará locais para mergulhar ou fazer snorkel. Com o esforço do governo para estabelecer santuários marinhos e proteger a vida marinha, bem como as campanhas de conscientização de muitos grupos não governamentais no país, as Filipinas continuarão a ser um dos pontos de mergulho mais quentes e acessíveis do mundo.
Ferramentas necessárias:
Equipamento e equipamento de mergulho adequados
Dicas rápidas:
Procure os serviços de centros de mergulho bem estabelecidos e de boa reputação.
Uma boa câmera subaquática pode apenas aproximar a beleza incrível do que você vê. Portanto, não se preocupe em tirar aquela foto premiada. Apenas aproveite isso.