Como motorista, um dos problemas mais comuns que você precisará aprender a solucionar é a bateria descarregada. Isso geralmente é uma ocorrência comum durante o inverno ou próximo ao verão, quando o clima traz uma queda repentina ou aumento nas temperaturas. Ou você pode ter deixado um acessório ligado, como a lâmpada dome ou os faróis dianteiros. Uma bateria descarregada tornará difícil ou mesmo impossível ligar o carro.
Veículo de transmissão padrão
Nesses eventos, um veículo com transmissão manual ou padrão tem uma vantagem, porque você pode dar a partida e o motor girará com a combinação certa de velocidade e marcha. No entanto, os veículos automáticos usam um conversor de torque para transferir a potência do motor para as rodas, e você não pode usar a partida automática para fazer o motor funcionar.
É importante aprender a usar e conectar corretamente os cabos jumper. Caso contrário, o uso impróprio pode resultar em explosões. Ou você pode até danificar o computador de bordo do seu carro.
Para este manual de instruções, vamos nos referir ao carro com a bateria boa como carro # 1 e o carro com a bateria descarregada como carro # 2.
Dirija o carro nº 1 o mais próximo possível do carro nº 2, de forma que os para-choques dianteiros fiquem próximos um do outro. No entanto, certifique-se de que os carros não se tocam de forma alguma, pois isso pode causar um curto-circuito.
Desligue o motor do carro nº 1. Defina ambos como Park. Ou, se algum dos carros for com transmissão manual, coloque-os em ponto morto. Desligue todos os acessórios do carro # 1.
Ligue o ar condicionado ou o aquecedor no carro # 2. Isso ajudará a minimizar ou absorver qualquer choque que uma oscilação de energia trará ao sistema elétrico do carro nº 2.
Se a bateria do carro nº 2 não for do tipo sem manutenção, abra as tampas de ventilação e cubra-as com um pano limpo. Você pode querer reabastecer a bateria com água destilada mais tarde.
Conecte os terminais vermelhos primeiro. Use o cabo jumper vermelho. Prenda primeiro o da bateria descarregada e, em seguida, o terminal vermelho da bateria em boas condições.
Em seguida, conecte os terminais negativos. Primeiro conecte o cabo preto em qualquer superfície de metal sem pintura no compartimento do motor do carro nº 2. Isso funcionará como base. Conecte a outra extremidade ao terminal negativo da bateria em boas condições.
Faça uma inspeção visual dos cabos, verificando se não estão frouxos de forma alguma.
Ligue o motor no carro # 1. Pise levemente no acelerador para aumentar as RPMs para cerca de 1500. Dessa forma, o alternador carregará a bateria e dará tensão suficiente para carregar a bateria do carro nº 2 momentaneamente.
Ligue o motor do carro nº 2. Assim que o motor der a partida, desligue o A / C ou o aquecedor.
Deixe os dois motores funcionarem por cerca de cinco minutos, para dar carga suficiente à bateria descarregada.
Desconecte os cabos de jumper. Primeiro desconecte o terminal preto no carro nº 1, depois o aterramento no carro nº 2. Em seguida, desconecte o terminal vermelho do vagão 2 e, em seguida, o terminal vermelho do vagão 1.
Observe que o carro nº 2 provavelmente não dará partida ou o motor explodirá se a bateria estiver totalmente descarregada. O jumpstarting só funcionará se ainda houver um pouco de capacidade de carga restante na bateria. Além disso, as baterias congeladas podem explodir quando você tentar dar a partida no carro. Para sua segurança, use óculos de proteção e luvas ao trabalhar no sistema elétrico do seu carro.