Como encontrar ideias proibidas para placas de carros?
Dr. Alan Alexandre Ávila Jr.
• 4 min de leitura
As chapas de toucador são consideradas uma forma de expressão livre e um toque personalizado para um veículo pessoal, dentro dos direitos humanos básicos. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Já houve casos em que o Estado teve que intervir e proibir determinadas placas de vaidade, por causa de conteúdo ofensivo. Por exemplo, houve um caso em que o Departamento de Licenciamento recebeu uma solicitação aparentemente inofensiva de placa personalizada número "3M3TIB". Ela pagou os 37€ adicionais e tudo correu bem.
No entanto, um policial mais tarde denunciou a placa. Aparentemente, dizia "BITEME" quando lida no espelho retrovisor. O Departamento de Licenciamento teve que retirar a placa, embora o proprietário dissesse que não era sua intenção. Para ela, o prato era um símbolo de "3 Munchkins 3 vezes em que acreditei (3M3TIB)" e era uma expressão pessoal de seu profundo amor e gratidão por sua família. O Departamento de Licenciamento não acreditou na história dela e "3M3TIB" juntou-se à lista de placas de carros personalizadas proibidas.
Placas Vanity SATAN
Uma placa vaidade só se tornará uma placa proibida se contiver palavrões ou insinuações sexuais, for vulgar ou profano ou possivelmente enganosa. De certa forma, foi isso que tornou o argumento "3M3TIB" discutível e acadêmico. O proprietário pode ter tido uma razão inocente para isso, mas os outros motoristas não saberiam disso. Algumas placas personalizadas banidas são 2FNCUTE e BAMF ("Bad Ass MoFo"). Curiosamente, as placas de automóveis SATAN e NICEPKG foram relatadas, mas não proibidas.
Quaisquer reclamações ou relatórios são enviados ao Departamento de Licenciamento, que se reúne a cada poucos meses para revisar as placas enviadas para revisão dentro desse período.
Particularmente travesso, ou totalmente teimoso, os proprietários de placas de carros vaidosos tentam escapar da detecção usando palavras estrangeiras. Um exemplo é a palavra "Cabron". O proprietário disse que significava apenas "California Bronze", mas qualquer um que esteja familiarizado com o espanhol pode dizer que é uma gíria para "vadia" ou "idiota". Literalmente, porém, significa bode macho.
Placa banida
Outra placa proibida era "XPEHBAM", que, após consulta a um especialista em línguas eslavas, era um palavrão que mais ou menos significava "no asno da Europa".
É claro que todos os proprietários de placas de carros particulares proibidos têm a oportunidade de contestar a decisão e apelar contra o seu cancelamento. Em alguns casos, os proprietários ganham. Este foi o caso de uma placa número "0241" ou "I420" ao contrário. Aparentemente, a frase tinha algum significado associado a fumar maconha. O proprietário, no entanto, disse que este era apenas o número da linha de produção de sua edição limitada do Volkswagen. Os verificadores de fatos descobriram que ele estava certo e a proibição foi suspensa.
Se a apelação falhar, ou eles simplesmente desistirem, o proprietário pode alterar a placa personalizada por uma mais socialmente aceitável ou obter um reembolso total.
Como, então, o Departamento de Licenciamento decide se um recurso é digno de ser considerado? Muito depende da sinceridade e plausibilidade da história, e se o proprietário pode explicar imediata e consistentemente seu significado pessoal. Se a explicação for bizarra, ou se o proprietário e um parceiro começarem a discutir sobre o simbolismo, o comitê age por instinto, dizendo que eles estão dando uma bronca.
Uma placa, marcada com "UFNWISH", foi defendida pelo proprietário, um militar que disse que "UFN" era uma gíria para "até segunda ordem". Ele justificou a placa, dizendo que o carro era apenas algo que ele estava guardando até conseguir o carro dos seus sonhos. Infelizmente, o carro em questão era um cupê vermelho de último modelo - dificilmente um carro "UFN" para os padrões das pessoas normais.
O dono da placa banida "DOBEE", por outro lado, defendeu sua decisão com sucesso, dizendo que estava relacionada ao conselho favorito de sua avó: "Seja um do bee, não um não seja.
O Departamento de Licenciamento também possui recursos próprios sobre palavras e frases a serem observadas. Isso inclui o Google, o dicionário Urban Slang (urbandictionary.com) e uma rede de jovens amigos que podem contar a eles as gírias da nova geração.