A pressão é definida na física como a quantidade de força em uma determinada área aplicada a um objeto, com a direção da força perpendicular (em um ângulo de 90 graus) à superfície. É o efeito quando uma força é exercida em todos os pontos de uma superfície.
Três tipos de medição de pressão
A pressão é medida em relação a três pontos de referência diferentes.
A pressão absoluta é uma medida relativa a um vácuo perfeito.
A pressão manométrica é uma medida relativa à pressão ambiente ou atmosférica.
A pressão diferencial é a diferença de pressão entre dois volumes.
Pressão do ar dentro
A pressão do pneu de um carro é a pressão manométrica, pois é a medida da quantidade de pressão dentro do pneu em comparação com a pressão ambiente ou atmosférica fora do pneu. Se a pressão do pneu de um carro for de 15 kg por polegada quadrada ou psi, isso significa que a pressão do ar dentro do pneu está 32 psi acima da pressão do ar fora dele. A pressão ambiente ou atmosférica é um ponto de referência comumente usado, porque é constante - 14,7 psi. Como um vácuo perfeito é, na verdade, pressão zero, a pressão absoluta é a medida da quantidade total de pressão. No caso de um pneu de carro, sua pressão absoluta seria o valor do manômetro mais o valor atmosférico, ou 46,7 psi. A pressão diferencial é uma medida mais comumente usada em processos industriais.Instrumentos que medem a pressão diferencial têm dois pontos de acesso, cada um conectado aos volumes que precisam ser comparados. Isso simplifica o processo de medição comparativa, pois dispensa a necessidade de dois instrumentos que utilizem uma constante, fixados separadamente em cada volume.
Unidades de medição de pressão
Várias unidades de medida são usadas para pressão. A unidade de medida usada depende do contexto ou campo de estudo. O mais padrão é 'pascal' ou 'Pa', que é definido pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Pa é na verdade uma versão mais curta de 'newton por metro quadrado' ou N / m2, onde newton representa a quantidade de força e metro quadrado representa a área dada. Não-SI, ou o antigo sistema métrico, usaria kg / cm2onde quilograma em vez de newton é usado para representar a força e o centímetro quadrado para a área. 'Bar' é uma unidade de medida mais antiga e é comumente usada para pressão atmosférica do ar. Ao nível do mar, a pressão do ar é igual a 1 bar. Os meteorologistas ainda usam Pa e bar. Uma vez que a pressão também é comumente medida por meio de sua capacidade de deslocar uma determinada quantidade de líquido contida, ela também pode ser expressa em 'milímetros de mercúrio' ou 'mmHg' ou 'centímetros de água', mercúrio e água sendo os dois fluidos mais comumente usados em instrumentos de medição de pressão que usam este método. mmHg ainda é usado para pressão arterial e centímetros de água ainda são usados para pressão pulmonar. Na indústria automotiva, 0 kg por polegada quadrada ainda é a unidade de medida padrão.
Instrumentos de medição de pressão
Instrumentos hidrostáticos de coluna líquida
Alguns instrumentos usados para medir a pressão usam uma coluna de líquido. A quantidade de pressão é determinada pela quantidade de líquido deslocado. Esses tipos de instrumentos de medição foram chamados coletivamente de manômetros ou, mais tecnicamente, instrumentos hidrostáticos de coluna líquida. Outra classe de instrumentos de medição de pressão não usa líquidos e, portanto, são chamados de aneróides ('sem líquido'). Esses instrumentos são mecânicos e podem usar tubos em espiral fechados, que se expandem ou se desenrolam conforme a pressão aumenta, ou se enrolam com mais força conforme diminui. Estes são chamados de medidores Bourdon, em homenagem a Eugene Bourdon, que patenteou o projeto em 1849. Outros usam membranas que se expandem e se contraem em reação à quantidade de pressão. Esses tipos de instrumentos às vezes são chamados de medidores de diafragma ou fole.