O lubrificante do carro é um componente essencial do motor do seu carro. A falta de óleo no motor resultará em uma "batida" no motor - se o motor estiver muito seco, as peças móveis internas arranharão umas nas outras e danificarão o motor completamente. Hoje em dia, os físicos estão constantemente desenvolvendo novos tipos de lubrificantes automotivos para satisfazer as necessidades dos automóveis mais exigentes de hoje, bem como atender à necessidade de uma redução nas emissões de escapamento prejudiciais. Esses lubrificantes evitam que o motor enferruje, controlam o atrito dentro do motor, protegem o óleo principal e mantêm os pistões do motor resfriados. Como você escolhe qual lubrificante de carro é o melhor para o seu carro?
Existem três pontos principais a serem considerados ao escolher lubrificantes para seu carro. Você precisará tomar nota da idade do seu carro, do tipo de carro que está dirigindo e, claro, do seu estilo pessoal de dirigir. Esses três fatores têm um impacto direto no desgaste diário a que você sujeita o motor do seu carro.
Ambiente de alta pressão
Lubrificantes de alto grau são espessos e viscosos. O lubrificante funcionará em um ambiente de alta temperatura e alta pressão, e o lubrificante certo deve ser capaz de suportar o calor e a oxidação, dando às partes metálicas do motor uma espessa camada protetora. Os lubrificantes se enquadram em duas classes principais, lubrificantes monógrados ou multigraduados. Uma classificação SAE, da Society of Automotive Engineers, classifica esses lubrificantes. Você pode encontrar lubrificantes com a etiqueta SAE-20W / 30 monógrado. O primeiro número é uma medida da viscosidade ou espessura do lubrificante em baixas temperaturas, enquanto o segundo número mede a viscosidade do lubrificante a 100 graus Celsius. Em termos práticos, você está procurando um lubrificante que seja fino o suficiente em baixas temperaturas, como quando você está ligando seu carro no inverno, e grosso o suficiente em altas temperaturas, como quando você está ligando o motor do carro o dia inteiro. Um bom lubrificante é capaz de se ajustar à temperatura dentro do motor e aos fatores climáticos externos em sua área que afetam seu motor também.
O uso de lubrificantes não se limita apenas à área do motor. Lubrificantes também devem ser aplicados na caixa de câmbio do seu carro. Assim como o motor, a caixa de câmbio também é uma parte do carro que envolve a movimentação de peças de metal em altas temperaturas por um longo período de tempo. Na maioria das vezes, os lubrificantes para a caixa de engrenagens são aplicados apenas uma vez, e isso deve ser o suficiente para fornecer uma camada duradoura para proteger a caixa de engrenagens do desgaste. Se você não tiver certeza se sua caixa de engrenagens precisa ou não de uma nova camada de lubrificante, fale com seu mecânico local e peça-lhe que avalie a situação de um ponto de vista profissional.
Os lubrificantes para motores de automóveis definitivamente percorreram um longo caminho desde alguns anos atrás. Junto com motores maiores e mais rápidos, veio a demanda por melhores óleos e lubrificantes sintéticos. Além do que foi discutido inicialmente, também não faria mal se você tivesse opiniões externas sobre qual tipo de lubrificante seria melhor para o seu carro.