Como saber se os alto-falantes do seu carro estão queimados?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 4 min de leitura
O som do seu carro é uma daquelas coisas que você dá como certa até que algo dê terrivelmente errado. Quando você entra em seu veículo, espera poder ligá-lo e sua estação ou CD favorito começará como sempre e terá um som bom. Se não tocar ou se o que você ouve estiver diferente do normal (de um jeito ruim), talvez você tenha um alto-falante do carro queimado ou parcialmente queimado. Se você precisar substituir os alto-falantes estéreo do carro, recomendo fortemente que você pegue uma cópia de Segredos de um instalador profissional para aprender como trocar seus alto-falantes antigos por novos.
Como funciona um alto-falante. Esta é a versão resumida. Um alto-falante de carro consiste em um ímã circular em torno de uma bobina que é conectada a um diafragma em forma de cone. A corrente passa pela bobina do alto-falante. A corrente é produzida, neste caso, por um amplificador em seu aparelho de som. Essa corrente alterna em uma frequência igual à das ondas sonoras que a geraram e induz um campo magnético alternado na bobina. A polaridade do campo magnético da bobina muda de positiva para negativa, então ela é atraída e repelida pelo ímã permanente. A bobina vibra, então o cone vibra e o que você tem é um fac-símile do som original.
Como saber se o seu alto-falante está estourado ao ouvir. Existem diferentes graus de alto-falantes do carro "explodidos". Um alto-falante totalmente explodido significa que o cone se separou da bobina. A força da onda sonora os "destrói" - daí o termo. Se isso tiver acontecido, você notará que não há som em níveis normais ou baixos, ou sons distorcidos semelhantes a zumbidos em níveis mais altos. Se você tiver um equalizador, certifique-se de colocar todos os níveis em "0" e o saldo no meio. Isso ajudará você a ouvir quaisquer distorções no som. Se você ouvir música, mas ela estiver muito distorcida, então o que você tem é um alto-falante parcialmente queimado. Isso significa que o cone está muito perto de ser totalmente separado da bobina. Com toda a praticidade, significa praticamente a mesma coisa que se o seu alto-falante estourasse totalmente e devesse ser consertado.
Como saber se o seu alto-falante está danificado por meio de testes. Compre um medidor elétrico - por exemplo, um dos multímetros que vendem na sua Radio Shack local. Configure-o para ler ohms (impedância). Certifique-se de que seu alto-falante esteja desligado e coloque um fio de medidor em cada um dos dois terminais. Se o seu alto-falante estiver queimado, ele lerá impedância infinita. Se o seu alto-falante não estiver danificado, ele irá ler 1,0.
Teste por sentir. Se você não sentir nenhuma vibração ou baque vindo de um subwoofer quando o volume estiver alto, o alto-falante provavelmente está danificado. Os grandes cones dos subwoofers de áudio automotivo se movem visivelmente quando os graves são aumentados. Coloque os dedos levemente sobre ele e aumente o baixo. Não é a maneira mais confiável de testá-los, mas ainda é outra opção que você pode tentar.
A melhor maneira de saber se os alto-falantes estéreo do carro têm problemas é usar o ouvido; sons distorcidos ou o zumbido do cone vibrando contra a bobina são os melhores indicadores de que é hora de substituir os alto-falantes. Seu mecânico ou uma boa loja de som automotivo poderão fazer o trabalho por você.
Ferramentas necessárias:
Multímetro para teste de eletrônicos
Cuidado:
Tenha cuidado ao manusear alto-falantes conectados. Você pode levar um choque forte!