O Marketing Viral é, na verdade, uma das ferramentas mais antigas do livro. Ele mudou de nome muitas vezes ao longo das décadas, mas ainda mantém as mesmas chaves essenciais.
Algo que é 'viral' significa que é 'contagioso'. Algo que pode se espalhar incontido por toda a comunidade. É algo que se impulsiona e precisa de muito pouco desde a origem para continuar se espalhando. Assim como um vírus, ele deve ser capaz de se adaptar e se espalhar por meio de portadores, ou melhor, 'consumidores', que o ajudam a continuar se adaptando e crescendo.
Passo 1
Como lemos na introdução, o marketing viral é essencialmente a criação de um sistema de publicidade que se sustenta e cresce por conta própria. Fazer isso é um pouco complicado e requer um pouco de habilidade e muita sorte para ter sucesso.
Também requer uma mente positiva e iluminada que não parará por causa de algumas rejeições. Assim como uma semente de um velho carvalho, você precisa ajudá-la a crescer antes que ela decole sozinha.
Portanto, para a primeira etapa, apresentarei uma das formas mais simples e mais antigas de marketing viral.
Agora, só porque eu digo que é o 'mais simples' não significa necessariamente que seja 'simples'.
Você vai querer projetar ou ter desenhado um panfleto ou pôster para o objeto, produto ou serviço que deseja comercializar.
Poste em enquetes telefônicas, em caixas de correio e em qualquer área social que as pessoas venham a reunir.
Você vai querer parar e solicitar às pessoas ou pessoas e dizer-lhes o que está fazendo, quais são seus objetivos e o que isso pode fazer por eles.
Seu objetivo aqui é usar 'Word of Mouth' ou WOM. Ele se tornará seu vírus e não poderá ser detido depois de iniciado.
As pessoas adoram falar e, especialmente, sobre algo que sabem e outros não.
Passo 2
Outra forma de marketing viral é a melhor forma do novo milênio, o Marketing Social.
MySpace, Yahoo, Facebook, Netlog e Yuwie foram todos feitos com o objetivo geral de coletar consumidores que não poderiam ser direcionados de outra forma.
Use toda e qualquer rede social ou site de marketing social que puder.
Etapa 3
Falar em público também é uma ótima maneira de criar marketing viral. É um pouco mais complexo do que simplesmente ir de porta em porta ou ficar no shopping.
Você vai querer criar um motivo para as pessoas virem até você e ouvir o que você tem a dizer.
Depois de colocá-los lá, você terá que encontrar uma maneira de cativá-los e envolvê-los no que você deseja que eles façam. Isso geralmente é feito em reuniões de arrecadação de fundos e de caridade.
Você pode usar as etapas acima para promover um evento de falar em público.