Como elaborar um esboço eficaz para eventos de oratória pública?
Carlos Wilson Loureiro
• 4 min de leitura
Falar em público não é para os fracos de coração. É absolutamente aterrorizante ficar de pé no pódio enquanto o público o encara como um raio laser, então, na verdade, o mínimo que você pode fazer é vestir-se como um orador público. Quando você tiver entendido essa parte, seu próximo desafio é, quando você abrir a boca para falar, que tem algo relevante para compartilhar. É aqui que um esboço eficaz se torna realmente útil. Este esboço é uma ferramenta indispensável para fazer um discurso quase perfeito.
Evento para falar em público
Veja como esboçar um esboço eficaz para seu evento de falar em público:
Sempre coloque as necessidades do seu público em primeiro lugar. Embora você esteja no centro do palco, este show de falar em público não é sobre você. Os homens e mulheres maravilhosos que compõem os participantes são o seu público e, caramba, eles pagam ou reservam algum tempo em sua programação para ver e ouvir você falar, então é melhor você não ter baboseiras saindo de seu compromisso de palestra. A coisa mais prejudicial que você pode fazer à sua reputação como orador público seria dar o seu público como garantido. Portanto, imagine-se como um membro da audiência, coloque-se no lugar deles e, em seguida, pense primeiro nas necessidades deles. Isso é fundamental. Perfure isso em sua mente e descubra mais sobre seu público por meio de dados demográficos, aspirações, conhecimento sobre o assunto e por que eles precisam de você para atender a essas necessidades em particular.
Seja imprevisível assim que abrir sua sessão de falar em público. Nada mata o entusiasmo do público do que um orador enfadonho. Você pode perguntar a qualquer pessoa e eles concordarão com esta observação. Portanto, no seu rascunho, acabe com as brincadeiras usuais como "Bom dia a todos! Fui convidado aqui hoje para falar sobre..." Deixe essa abertura cansativa para as crianças da creche. Em vez disso, opte por aberturas que entusiasmarão o seu público. Por exemplo, faça uma pergunta provocativa e aponte para alguns membros do público para fornecer as respostas. Outro exemplo seria incluir quebra-gelos hilariantes em seu rascunho. Se você tem falado em público há algum tempo, basicamente tem uma ideia sobre como manter seu público sentado.
Mantenha-o informativo e leve. É claro que o principal motivo da presença do público é para ser informado sobre os fatos relativos ao assunto, mas a menos que você esteja falando perante uma assembléia da OMC, OMS, OTAN ou das Nações Unidas, seria um benefício espetacular manter seu rascunho informativo e, ao mesmo tempo, injetado com humor leve para evitar que você se prolongue e seu público se distraia.
Use os dados mais recentes. Qualquer informação com mais de um ano não é um dado novo, portanto, tanto quanto possível, mantenha seus dados dentro deste período (6 meses a 1 ano).
Escreva por menos do que o tempo alocado. Se você tiver uma hora e meia para fazer seu esboço de falar em público, escreva-o para cobrir o equivalente a uma hora de tempo de uso da palavra. Isso garantirá que você possa acomodar as perguntas e respondê-las completamente, sem ter que lidar com a pressão do tempo.
Divida o esboço em "Atos". Pense em seu esboço como uma peça com diferentes cenários e tratamentos. Isso adiciona tempero e cor à sua apresentação.
Faça uso de recursos visuais. Adicione recursos visuais ao seu esboço para que você possa alternar entre falar e estimular visualmente o seu público. Essa também é uma maneira eficaz de descansar sua voz entre os segmentos de fala.
Para ter certeza de que você pode ser melhor em seu ofício, compareça a outros compromissos de falar em público e aprenda como outros profissionais estão fazendo isso.