Para treinar seu papagaio de estimação como responder, ensine a resposta primeiro, como faria com a técnica acima.
Os papagaios são falantes naturais. Eles facilmente aprendem as palavras para o deleite de muitos donos de animais de estimação. Embora a maioria dos papagaios tenha a habilidade de produzir sons como a fala humana, existem espécies específicas que são absolutamente brilhantes em imitar a fala humana e responder quando faladas. Estes são os papagaios-da-amazônia-de-cabeça-amarela, papagaio-da-mata e azul-marinho. Além disso, quanto mais jovem for o papagaio, mais fácil será de ensinar.
Numerosas maneiras
Isso definirá suas expectativas e o ajudará a encontrar o método de treinamento perfeito para seu animal de estimação.
Os papagaios também aprendem a falar de várias maneiras. Os especialistas afirmam que os papagaios, que ficam sozinhos com os donos que falam muito, e os que ficam com outros papagaios que falam, são os mais suscetíveis de aprender.
Conheça o seu animal de estimação. Antes de tentar ensinar seu papagaio, você deve decidir o nível de fala que deseja que seu animal de estimação aprenda. Os papagaios podem aprender a imitar a fala humana. Eles também podem aprender como responder a perguntas definidas. Este último, entretanto, requer que o papagaio seja ensinado primeiro. Ensinar seu papagaio de estimação a responder é muito mais difícil e também requer muita paciência do treinador. Portanto, se você acredita que aprender a imitar é bom o suficiente para seu animal de estimação, é aí que o treinador deve se concentrar.
Você tem que fazer algumas pesquisas primeiro sobre a espécie particular de seu papagaio para saber a extensão do treinamento que ele deve ser submetido. Isso definirá suas expectativas e o ajudará a encontrar o método de treinamento perfeito para seu animal de estimação.
Estabeleça um vínculo entre você e seu animal de estimação. Esta é a próxima coisa importante a fazer. Lembre-se de que um papagaio saudável e feliz ficará mais ansioso para se comunicar com seu dono. Se for um novo animal de estimação, dê-lhe tempo para se instalar no novo lar. Fale com ele constantemente em um tom suave, até que ambos se sintam confortáveis um com o outro.
Defina uma rotina de treinamento diária. Isso ajudará seu animal de estimação a se acostumar a ser ensinado. Duas sessões de 15 minutos, uma de manhã e outra à tarde, seriam ótimas.
Escolha uma palavra ou frase simples. Ensinar o nome de um pássaro é sempre um bom começo. Outras opções podem ser "Oi", "Bom dia", "Olá", "Tchau" etc. Atenha-se a essas palavras até que o pássaro as aprenda. Sempre ensine ao seu animal uma coisa de cada vez para não confundi-lo. Diga a palavra devagar e claramente.
Use um tom alegre e entusiasmado. Os pássaros percebem a emoção por trás da palavra falada. Quanto mais emoção é usada ao falar uma palavra, mais impacto ela tem no pássaro. Repita isso até que seu animal de estimação responda fazendo um som. Nesse ponto, o som não precisa ser semelhante à palavra. Elogie-o e dê-lhe um agrado sempre que responder com um ruído. Faça isso até que seu animal seja capaz de dizer a palavra perfeitamente. Isso pode levar de semanas a meses. Não fique frustrado. CDs e outras ferramentas de áudio também podem ser usados, mas nunca devem substituir a interação ao vivo.
Depois que seu papagaio tiver desenvolvido um vocabulário extenso, decida se você acha que o treinamento pode prosseguir para cobrir "responder". Para treinar seu papagaio de estimação como responder, ensine a resposta primeiro, como faria com a técnica acima. Uma vez que ele aprenda a imitar a resposta, solicite-o fazendo a pergunta. Repita a solicitação até que diga a resposta correta. Recompense seu animal de estimação quando ele fizer isso. Repita até que a resposta se torne consistente.