Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, um ferro-velho é, na verdade, um negócio lucrativo e estável. Com tantas pessoas jogando lixo velho por aí, essas coisas aparentemente inúteis ainda podem ser recuperadas e recicladas. A melhor parte é que você realmente pode ganhar um dinheiro decente fazendo isso. Normalmente, um negócio de sucata é muito fácil de iniciar e não precisa de muito capital para iniciar. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao pensar em abrir sua própria sucata ou ferro-velho.
Verifique os requisitos, autorizações e licenças. Como qualquer empresa iniciando, você precisará conhecer e obter todas as autorizações e licenças necessárias para abrir um negócio de sucata. A melhor opção para saber o que você precisa é ir até a prefeitura e consultar. Certifique-se de verificar as restrições de zoneamento se você já tiver um local para o depósito de sucata em mente. Os requisitos e licenças podem variar de cidade para cidade e de estado para estado. Esses requisitos podem limitar os tipos de lixo que você pode vender na área também. Portanto, seja cuidadoso e realmente faça perguntas.
Determine os tipos de lixo em que você se concentrará. Antes de abrir seu depósito de sucata, é aconselhável identificar os tipos de sucata com os quais você negociará. Aço, cobre e outros metais preciosos podem ser uma opção. Outra opção popular é retirar as peças de veículos motorizados descartados. Você pode fazer as duas coisas, mas é melhor se especializar em um determinado tipo de sucata.
Decida um local. Com base nas restrições de zoneamento em sua área e no volume de sucata que você pode esperar, encontre um local adequado para seu depósito de sucata. O espaço é o principal aspecto a ser levado em consideração. Recomenda-se localizar seu ferro-velho longe de áreas residenciais para evitar reclamações de seus vizinhos. No entanto, certifique-se de localizar seu quintal em uma área que seja conveniente e de fácil acesso para seus clientes em potencial.
Reúna as sobras. Depois que tudo estiver definido, incluindo sua localização, comece a coletar as sobras de que você precisa. Vasculhe sua área em busca de lixo que os proprietários de imóveis jogaram fora, relevantes para a sua especialização. Tente estabelecer relações com empresas de caminhões de lixo e caminhões de reboque para entregar as sobras no seu quintal. Se você está lidando com metais, estabeleça relacionamentos com revendedores de metal também.
Contratar pessoal. Não se esqueça de contratar algumas pessoas para trabalhar na organização do seu ferro-velho. Você não deve realmente precisar de muitos funcionários, já que os depósitos de sucata não recebem tráfego pesado. Certifique-se de ter funcionários suficientes para trabalhar com as sobras e empilhá-las no pátio com base nas especificações e no tipo de sucata. Você pode precisar de pessoas para coletar os restos também.
Comece o marketing. Assim que seu depósito de sucata estiver aberto e tiver um bom estoque de lixo reutilizável, você deve começar a anunciar e comercializá-lo. Imprima alguns panfletos e distribua-os pela área. Coloque algumas placas e ao redor da área direcionando as pessoas interessadas para a sua localização. Anúncios em jornais também são ótimas opções para um marketing eficaz. Para aumentar suas vendas e a conscientização do público, crie um site e considere vender sucata online por meio de seu site ou de outro site de comércio eletrônico e leilão como o eBay.
Mais cedo ou mais tarde, você começará a ver um fluxo de novos clientes vasculhando seu quintal ou site. As vendas ocorrerão em breve se as sobras que você está vendendo estiverem em boas condições e ainda puderem ser reutilizadas.