Em grandes indústrias, especialmente as empresas de manufatura, preparar um relatório de análise de falhas é apenas parte do trabalho de um dia. Sua indústria depende muito dos produtos que fabricam. Assim, quando os produtos falham, os negócios também falham. Mas essas indústrias não permitem que as falhas atrapalhem e só podem fazer isso com a ajuda do relatório de análise de falhas.
Em essência, o relatório de análise de falha visa atingir o seguinte:
Conheça a causa da falha e, quando necessário, crie novos processos para eliminá-la.
Reduza a incidência de falhas no futuro.
Aumente a margem de segurança.
Identifique quem é o culpado e ensine maneiras de evitar o fracasso novamente.
Relatório de análise de falha
Um bom relatório de análise de falha é aquele que permite ao leitor seguir os pensamentos do investigador ou do redator do relatório. Deve ser compreensível e as tarefas que foram realizadas durante o curso da investigação devem ser claramente explicadas. Os leitores-alvo devem estar sempre em mente ao escrever o relatório de análise de falha.
Aqui estão as etapas que você deve saber ao preparar um relatório de análise de falha:
Obtenha informações básicas. Reúna todos os dados relacionados à falha. Os dados não precisam ser apenas números, mas tudo o que pode estar disponível; incluindo fotos, gráficos e amostras. Em algumas fábricas, assim que um produto é devolvido, os analistas de falhas realizam uma investigação macroscópica. Esta tarefa inclui tirar uma fotografia como prova. Outras especificações, como código do produto, número de série e números de lote e lote, são levadas em consideração. Se o produto for um dispositivo mecânico ou eletrônico, o analista de falhas precisa saber seu histórico de serviço.
Realize análises e testes necessários. Embora possa haver análises e testes especificados pela empresa, ainda existem regras importantes que um analista de falha deve seguir ao fazer sua investigação. Por um lado, um analista de falha deve manter a mente aberta e não deixar que sua emoção influencie seu julgamento. Todos os detalhes, por menores que sejam, devem ser anotados. O analista de falhas deve se lembrar que deve identificar a causa da falha e que usará o que descobrir para criar soluções para evitar falhas no futuro.
Avalie o material completamente. O produto em si deve ser testado exaustivamente de acordo com os testes de análise de falha prescritos. Testes químicos, ambientais, metalográficos e mecânicos devem ser feitos para produzir uma investigação mais coerente.
Analise os dados e prepare o relatório. Organize as informações coletadas desde os estágios iniciais da análise de falha. Interprete cada fator e relacione-o à falha observada. Os resultados podem ser surpreendentemente não os esperados. A apresentação dos dados deve ser organizada de forma clara. Deve começar do geral ao específico, exatamente como na redação de qualquer relatório profissional. O relatório também deve incluir recomendações para evitar falhas futuras.
A tarefa de preparar um relatório de análise de falha pode se parecer com qualquer tarefa de redação de pesquisa, mas apenas com alguns processos adicionados. Como acontece com outros relatórios de pesquisa, um bom relatório de análise de falha é aquele que segue a sequência de teste, coleta de dados e avaliação de resultados adequadas.