Mesmo nesta era de tecnologia da informação e redes sociais online, os meios de publicidade tradicionais e antiquados ainda têm seu charme e apelo. As brochuras não são apenas diretas e pessoais, mas também fornecem uma combinação eficaz de texto e gráficos. Eles fornecem informações essenciais e relevantes em um formato com o qual a maioria das pessoas está familiarizada. Eles também fornecem um vínculo tangível entre você e seus clientes potenciais: por ter algo em que eles possam se agarrar e ler ou examinar à vontade, a probabilidade de que eles procurem seu produto na verdade aumenta.
Os folhetos devem ser personalizados para seus mercados específicos. Criar brochuras para crianças não será necessariamente o mesmo que criar brochuras para adultos e idosos. Você terá que manter muitas coisas em mente ao criar seus folhetos para crianças.
Você tem que se concentrar em uma forma criativa de entrega ao invés do aspecto técnico da escrita. Você precisará manter a atenção do seu mercado-alvo, e as crianças são notoriamente inconstantes e têm pouca atenção. Um folheto enfadonho é inútil e será descartado na primeira oportunidade.
Para mantê-los atraídos, tente criar seu folheto como um livro de histórias que tem um motivo convincente para manter as crianças lendo. Seu tom não deve ser sério, e manchetes divertidas e engraçadas podem ser mais importantes do que aquelas com muito conteúdo. Um personagem de desenho animado pode ser particularmente eficaz para capturar a imaginação das crianças. Faça o personagem de desenho animado engraçado e interessante.
Tanto quanto possível, seu esquema de cores deve irradiar calor e brilho. Enquanto os grupos demográficos mais velhos gostam de tons neutros e elegantes, as crianças são atraídas por cores brilhantes e designs interessantes. As cores também podem influenciar diretamente o humor: escolher o esquema de cores certo pode evocar emoções com mais força do que palavras. Tente obter um esquema de cores que seja atraente e memorável.
Use fotos sempre que possível. Evite materiais com muito texto porque eles entediarão as crianças facilmente. Pictogramas e gráficos são tão pesados quanto você pode usar para explicar informações. Muita informação é técnica e intimidante: as crianças serão lembradas dos trabalhos escolares e evitarão o seu folheto. No entanto, se for embalado de uma forma divertida e não ameaçadora, as crianças têm mais probabilidade de se lembrar das informações.
Os folhetos devem ser tão interativos quanto possível. Não se limite às três dobras de brochuras para adultos. As crianças podem se divertir com o quebra-cabeça de descobrir como desdobrar um folheto personalizado. Mini-jogos e quebra-cabeças que as crianças podem descobrir enquanto lêem seu folheto o tornam mais interessante. Brindes e descontos podem motivá-los a comprar seu produto, e fazer seu folheto parecer um mapa do tesouro vai motivar as crianças a uma caça ao tesouro para sua loja. Seja o mais criativo possível ao fazer isso. Tente imaginar como era ser criança ao projetar seus folhetos.
Lembre-se de que o design e o layout são essenciais para a eficácia de seu folheto. A criatividade deve estar no ponto central de sua brochura, e não na redação técnica.