Como fazer relações públicas?

As relações públicas ("RP") podem gerar a mídia
As relações públicas ("RP") podem gerar a mídia e a conscientização pública para qualquer tipo de negócio e seus produtos e serviços.

Relações públicas "faça você mesmo"... resumidamente

As relações públicas ("RP") podem gerar a mídia e a conscientização pública para qualquer tipo de negócio e seus produtos e serviços. Peça a várias pessoas para descreverem RP e você provavelmente receberá várias definições por dois motivos principais: ou as pessoas não entendem a diferença entre propaganda e RP; e / ou RP é feito sob medida para cada negócio específico. A seguir está um esboço dos "princípios básicos de RP" que você pode usar em seu negócio.

  1. Saiba a diferença entre RP e publicidade. A diferença entre propaganda e RP é que a propaganda é uma colocação paga garantida, organizada por meio do representante de vendas de anúncios de um meio de comunicação, enquanto RP envolve uma história que é "arremessada" para um repórter que trabalha para o departamento editorial do veículo. Com um anúncio, você compra o espaço (impresso ou no ar), você controla o conteúdo (produzindo o anúncio), e funciona exatamente como você deseja... com PR, não há garantia de como, quando ou onde seu a história vai correr.
  2. Entenda por que as relações públicas são feitas. Se feito corretamente, o PR é capaz de atingir um grande público com um orçamento pequeno. RP e publicidade funcionam bem juntos - junto com a marca - como parte de seu mix de marketing geral. O que há de melhor no RP é que ele se comunica de uma forma que a propaganda não consegue... O RP é como um endosso de terceiros de seu negócio, produtos e serviços por uma fonte confiável e independente (a mídia).
  3. Personalize o seu PR! Para obter resultados máximos, as relações públicas devem ser adaptadas para se adequar à marca e identidade / imagem exclusivas de sua empresa, seus produtos / serviços, preços e distribuição, promoções e eventos, o setor em que você está e onde sua empresa está localizada. Um plano de negócios escrito - ou melhor, um plano de marketing personalizado para o seu negócio - pode ajudar a definir esse "posicionamento" para servir como a base do seu plano de RP personalizado.
  4. Alvo seu PR! A chave para o sucesso de RP é definir seu mercado-alvo (clientes que você deseja alcançar) e a mídia-alvo (veículos que alcançam seu mercado-alvo). Compilar uma lista de mídia pode ser demorado e caro, mas existem maneiras de agilizar esse esforço. Primeiro, pergunte a seus clientes quais publicações de notícias, sites da Web e programas de transmissão de notícias eles leem. Além disso, limite sua pesquisa à mídia local e / ou à mídia que cubra os produtos / serviços que você oferece e / ou à mídia comercial que cubra seu setor e tendências. Familiarize-se com os meios de comunicação e repórteres e os tipos de histórias que veiculam - especialmente relacionadas ao seu negócio - e quando / como / onde essas histórias são relatadas.
    A chave para o sucesso de RP é definir seu mercado-alvo (clientes que você deseja alcançar)
    A chave para o sucesso de RP é definir seu mercado-alvo (clientes que você deseja alcançar) e a mídia-alvo (veículos que alcançam seu mercado-alvo).
  5. Seja interessante. Crie materiais de imprensa (por exemplo, comunicados de imprensa, etc.) que sejam oportunos, factuais e informativos, interessantes para o seu público E relevantes para o meio de comunicação (e repórter) que você está alvejando... isso caracteriza o seu "valor jornalístico", que é essencial a todas as campanhas de relações públicas. Escreva seus materiais de imprensa de um ponto de vista objetivo de terceiros... isso pode ser desafiador para muitos proprietários de negócios, então pesquise online por modelos de kit de imprensa e exemplos de comunicados de imprensa gratuitos.
  6. Espalhe a palavra. Distribua seus materiais de imprensa para sua lista de mídia e faça o acompanhamento. Isso também pode ser demorado e envolve alguma rejeição, mas não leve para o lado pessoal se a mídia não estiver interessada. Lembre-se de que os repórteres trabalham com prazos e precisam de tempo suficiente para cobrir uma história.
  7. Acompanhe os resultados. Anote as respostas da mídia que você recebe durante o seu acompanhamento... isso o ajudará a personalizar ainda mais o seu PR. Além disso, certifique-se de arquivar a cobertura da mídia de sua empresa... esses "clipes" vão para seus kits de imprensa e podem ser exibidos em sua empresa, postados em seu site, usados em mala direta / e-mails de marketing e como direito de se gabar entre a família e amigos!
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail