Equipamentos de raios-X capturam imagens de nossos órgãos internos, ossos e músculos por meio de uma forma de radiação. A máquina dispara uma rajada de raios de radiação na parte do corpo que precisa ser examinada e, como uma câmera, grava a imagem em um filme de raio-X. Máquinas digitais gravam a imagem em uma placa especial.
Os raios X são absorvidos em vários graus por diferentes partes do corpo. Órgãos do corpo, músculos e gordura permitem a passagem da maior parte da radiação, de modo que aparecem em vários tons de cinza. Os ossos absorvem mais radiação, fazendo com que sua imagem pareça branca no filme. O ar parece preto em um filme de raio-X.
Se você tiver a tarefa de comprar a máquina de raios-X para seu consultório médico, aqui estão algumas dicas.
Determine que tipo de máquina de raio-X o consultório médico precisa. As máquinas de raio-X vêm em diferentes tamanhos e configurações e também para funções específicas. Existem máquinas de raio-X de tórax, uma que é usada para imagens de quiropraxia, algumas para imagens de crânio e abdominais. A máquina pode ser grande para uso em um hospital, uma portátil para clínicas móveis de raio-X ou pequenas que podem ser usado por clínicas e pequenas instalações médicas.
Determine o uso pretendido, o local e quem irá operar o equipamento. O operador pode ser obrigado a usar dosímetros ou crachás de filme de radiação. Alguns equipamentos de raios-X possuem recursos de segurança integrados para desativar a máquina de raios-X.
Entre em contato com os fornecedores selecionados e solicite uma apresentação. Eles devem apresentar a máquina em detalhes e explicar todas as funções da unidade de raios X, as precauções e recursos de segurança, o treinamento do operador que irão fornecer, manutenção e ajuda técnica, reparo e outros serviços pós-venda. Deve haver um período de avaliação de talvez seis meses. Verifique com o fornecedor quais são suas políticas sobre isso.
Peça referências. Se o fornecedor for confiável e as máquinas que distribuem forem de alta qualidade, ele deve ser capaz de fornecer referências de instalações e profissionais que estão usando seus equipamentos.
Pesquise primeiro para comparar preços e consulte outras pessoas que tenham sua própria unidade de raio-X e peça recomendações além das que você já tem. Comprar uma máquina de raio-X é um investimento muito grande e você deve verificar os aspectos comerciais e médicos que definitivamente afetarão sua decisão final.
Pergunte se o fornecedor da unidade também fornece os acessórios radiográficos, os filmes e o equipamento de segurança necessários para a operação eficiente e segura da unidade de raios-X.
Verifique a funcionalidade múltipla da unidade. Os modelos atuais de máquinas de raio-X são unidades multifuncionais adequadas para uso geral. Pode ser mais econômico para você, a longo prazo, obter um desses tipos. Também depende do tamanho da instalação médica, das suas necessidades e do seu orçamento. Algumas máquinas são unidades combinadas com um conjunto vertical para radiografias de tórax, com uma mesa flutuante e ajustável para imagens laterais e muito mais. Um exemplo desse tipo de unidade é a máquina Optima Multi-RAD distribuída pela MedLink Imaging.
Selecione distribuidores confiáveis
Devido à alta necessidade financeira para investir em uma máquina de raio-X, você precisa fazer muitas pesquisas e ter um processo de revisão e avaliação em vigor antes de tomar a decisão final. Selecione distribuidores de renome que tenham anos de experiência no negócio e ofereçam o melhor negócio e serviço exemplar antes e depois da venda.