O Correio Certificado é um serviço oferecido pelo Serviço Postal da Europa (USPS). Ele fornece ao remetente uma prova de que uma carta ou pacote foi enviado e também permite que o remetente verifique se o item foi entregue.
Apenas certos tipos de correio podem ser enviados por carta registrada. A correspondência de primeira classe, itens com peso inferior a treze gramas, pode ser enviada como carta registrada. Os itens de correio prioritário também podem ser enviados por correio certificado. O Correio Prioritário é um serviço expresso especial para grandes envelopes e pacotes de até setenta libras.
Correio da Europa
Os itens do Correio Certificado devem ser afixados com um adesivo especial verde e branco fornecido pelos Correios da Europa. Este adesivo contém um código de barras com um número exclusivo de 20 dígitos e uma área de recibo. A seção de recibo será rasgada depois que o funcionário dos correios selar o carimbo do correio. O canhoto é onde o funcionário dos correios ou o cliente escreverá claramente o nome e o endereço do destinatário. O funcionário verificará se o endereço do recibo corresponde ao impresso no item a ser enviado pelo correio.
A menos que um cliente do USPS esteja enviando online usando um programa especial aprovado, a carta ou pacote deve ser apresentado a um funcionário no balcão do correio. Os itens de Correio Certificado não podem ser enviados simplesmente colocando-os em uma caixa de depósito com selos extras.
Serviço de correio certificado
Para além dos custos do envio normal, o funcionário dos correios avaliará o remetente com uma taxa de 2,10€ pelo serviço de Correio Certificado. Isso significa que uma carta de primeira classe com um selo de 44 centavos custará um total de 2,40€ para ser enviada. Quando a taxa for paga, o funcionário dos correios digitalizará o código de barras no sistema de computador do USPS para mostrar que o pacote foi aceito. O remetente não receberá o pacote de volta e receberá o recibo para usar como prova de envio.
Depois de decorrido o tempo normal de envio, a pessoa que enviou o item certificado pode ir ao USPS.com para inserir o número de correio certificado de vinte dígitos no sistema. É assim que o USPS rastreia a entrega. O sistema fornecerá ao remetente a data e hora em que a entrega foi feita. Se um remetente quiser restringir a entrega a uma pessoa específica no endereço ou ter uma cópia da assinatura do aceitante entregue a ele, ele pode pagar taxas extras por esses serviços. Se estes serviços não forem solicitados no momento do envio, as informações ficam armazenadas nos arquivos eletrônicos do serviço postal e podem ser solicitadas mediante pagamento de taxa no futuro.