Uma impressora térmica, como o nome indica, funciona principalmente com calor derivado da eletricidade. Essa tecnologia é encontrada principalmente em aparelhos de fax de escritório, caixas desupermercado, impressoras de código de barras, impressoras de etiquetas e impressoras multiuso. Se você quiser saber mais sobre como as impressoras térmicas funcionam, continue lendo para obter mais detalhes:
Modelos antigos. Em impressoras térmicas mais antigas, um papel sensível ao calor ou térmico é usado. Este papel é alimentado na impressora térmica; uma transferência térmica ocorre à medida que o papel reage com o cabeçote de impressão da impressora. Uma imagem é produzida quando as áreas aquecidas ficam pretas.
Modelos mais novos. Os modelos mais recentes funcionam com cartuchos de fita, que contêm tinta semelhante a cera. O papel é alimentado dentro da impressora térmica. Uma vez que o calor é aplicado aos cartuchos de fita, a tinta derrete e forma a imagem desejada no papel. Imagens coloridas também podem ser produzidas através do uso de painéis coloridos (CMY ou CMYK).
Vantagens e desvantagens
Máquinas térmicas
Duas vantagens principais de uma impressora térmica são a acessibilidade relativa da máquina e seu silêncio durante a impressão. No entanto, as máquinas térmicas têm mais desvantagens do que vantagens: por exemplo, elas são consideradas ineficientes, pois muito calor significa que muita tinta é usada em uma imagem. Além do desperdício, isso também pode significar que a imagem ficará manchada antes de a tinta secar.
Outra desvantagem é que as imagens produzidas são de baixa qualidade (ou seja, geralmente granuladas e manchadas), uma vez que as impressoras térmicas não conseguem variar a intensidade e o tamanho dos pontos que compõem as imagens produzidas.
Requer manutenção constante
O papel térmico também deve ser manuseado com cuidado e deve ser protegido da umidade, luz e calor. A própria impressora requer manutenção constante, pois o uso regular de calor em seu mecanismo a torna mais vulnerável a danos.
Todas essas são razões que fazem com que as impressoras térmicas não sejam tão amplamente utilizadas como outras tecnologias de impressão e por que são consideradas impressoras de uso especial. No entanto, as impressoras térmicas são úteis para aplicações específicas de varejo, como impressão de etiquetas para CDs ou DVDs, códigos de barras ou recibos.
Modelos
Impressora térmica híbrida Hewlett packard HP
Existem muitos modelos de impressoras térmicas disponíveis hoje. Um exemplo é a impressora térmica Hewlett Packard HP Hybrid, uma marca sólida e compacta que pode imprimir até 59 linhas por segundo e que se orgulha de uma grande capacidade de rolo de papel; e impressoras zebra, que estão disponíveis nos modelos de alto desempenho (industrial), midrange e móvel (portátil e leve). Esses modelos de impressora móvel geralmente estão disponíveis como impressoras de recibos e etiquetas. Outros fabricantes que oferecem impressoras térmicas incluem Kodak, Samsung, Canon e Brother.
Aí está! É basicamente assim que as impressoras térmicas funcionam. Se você está planejando comprar um, lembre-se de que ele requer mais manutenção do que as versões regulares de jato de tinta; caso contrário, vá em frente e navegue pelas análises de usuários disponíveis para ajudá-lo a comprar o melhor valor pelo seu dinheiro.