Falar em público sempre foi a arte de palavras bem escritas movidas pela personalidade, charme e eloqüência. As apresentações em PowerPoint mudaram tudo isso. Ele pegou a arte de falar em público e a transformou em uma abordagem multissensorial. PowerPoint é um ótimo aplicativo de software que pode adicionar cor e vitalidade a uma apresentação. Muitos palestrantes, entretanto, esquecem que o PowerPoint é apenas uma ferramenta. Eles se encontram engolfados por ele. Outros o usam como muleta.
Provavelmente, todos nós já sofremos uma má apresentação do PowerPoint. O palestrante apenas leu os slides e ocasionalmente fez alguns comentários. Provavelmente o fez dormir - se você se lembra. A chave para uma ótima apresentação em PowerPoint é esta: você está fazendo a apresentação, não em PowerPoint. O PowerPoint é uma ferramenta, não uma muleta.
Regras normais
Todas as regras normais de falar em público ainda se aplicam:
- Leia a linguagem corporal do seu público e responda de acordo.
- Preste atenção à sua própria linguagem corporal.
- Exale sua energia natural, confiança e entusiasmo.
- Faça contato visual com seu público e se envolva.
Seus slides devem ser indicados para ator coadjuvante, mas você deve sempre levar para casa o Oscar do papel principal.
O PowerPoint tem muitos recursos excelentes e efeitos especiais divertidos. Vídeos, gráficos, bytes de som e transições são infinitamente tentadores. No entanto, muitas vezes isso apenas faz com que o palestrante pareça ter se formado na Microsoft University. Os efeitos especiais podem ser divertidos, mas saiba quando são apropriados. Não os use, a menos que realmente aprimorem sua mensagem. Quando mal utilizados, os efeitos especiais e recursos extras distraem o público. Eles ficarão mais impressionados com o PowerPoint do que com você ou com o seu tópico. Na pior das hipóteses, eles pensarão que você está encobrindo a falta de informação.
Ótima ajuda visual
O que levanta a questão: você está? Coloque menos esforço na criação de um ótimo recurso visual e gaste mais energia criando um ótimo discurso. A pesquisa é importante, mas não pare por aí. Torne isso interessante. Traga para casa os pontos, envolva o público. Tenha mais do que números e estatísticas. Use material que fale com eles. Faça-os se importar, faça-os rir, deixe-os impressionados - com o seu material.
Muitas apresentações em PowerPoint bombardeiam o público com imagens sensoriais. Dê um tempo ao seu público. É perfeitamente aceitável ter uma tela em branco, se necessário. Deixe seu público ouvir você e internalizar sua mensagem. Isso tornará sua apresentação um pouco mais sobre sua mensagem e menos sobre o Microsoft PowerPoint.