Após cada mês, uma das tarefas contábeis que você deve realizar para seu negócio ou empresa é calcular o custo das mercadorias vendidas. Isso permitirá que você avalie quanto lucro obteve no mês anterior e pode ser usado para agilizar sua produção e verificar se há partes do processo de produção que podem ser melhoradas para obter um melhor lucro. Veja como.
Inventário inicial. Comece identificando o estoque inicial. O estoque inicial cobrirá o mês cujos custos dos produtos vendidos você está tentando calcular. O estoque inicial geralmente é encontrado localizando o último item de estoque do mês anterior. Este último item de estoque do estoque do mês passado servirá como ponto de partida para o estoque do mês.
Materiais. Em seguida, você precisa considerar os materiais que foram usados no processo de produção. Lembre-se de que o tipo de setor ao qual você pertence, bem como os tipos específicos de bens e serviços que você presta, serão fundamentais para identificar os custos dos produtos vendidos. Portanto, existem algumas empresas que dependem fortemente de materiais, especialmente se a empresa estiver envolvida na fabricação real. Em alguns casos, no entanto, os materiais são mínimos, especialmente se a empresa oferece serviços principalmente. Nesse caso, os únicos materiais que podem ser incluídos são despesas colaterais, como o custo de funcionamento do escritório, os materiais para o material de escritório e outros itens básicos de escritório.
Despesas de previdência social
Trabalho. Em seguida, determine o custo de mão de obra para seu processo de produção. Em alguns casos, a linha de produção é pesada com custos de mão de obra, especialmente se sua empresa ou empresa está focada principalmente na prestação de serviços. Lembre-se de que as despesas trabalhistas da sua empresa incluem não apenas os salários que você paga aos funcionários da base, mas também as despesas que você paga aos supervisores e a todos os outros membros da empresa, incluindo zeladores e pessoal administrativo. Além do salário real, você também deve incluir as despesas de previdência social, impostos do empregador e os benefícios que você precisa fornecer aos empregados. Isso tudo deve ser adicionado ao custo da mão de obra.
Total de produtos à venda. Para encontrar o total das mercadorias que foram colocadas à venda no mês, você precisa somar o custo dos materiais e o custo da mão de obra. Os custos de materiais e mão de obra que você usará para derivar o total das mercadorias à venda devem começar no ponto inicial do mês para o estoque.
Custo das mercadorias vendidas. Finalmente, para obter o custo das mercadorias que foram vendidas, você deve subtrair o valor das mercadorias totais à venda das vendas de estoque do mês que você está calculando.
Ao pesquisar o custo das mercadorias vendidas, é importante lembrar que este é apenas um dos custos primários de produção em que você incorreu. Este ainda não é o lucro líquido total, uma vez que o lucro líquido deve incorporar outras deduções, como custos de publicidade e outras despesas que indiretamente foram utilizadas para impulsionar as vendas ou criar mercadorias.