Para qualquer empresa, é uma boa ideia manter um controle sobre todos os ativos, passivos, contas a receber e contas a pagar, como parte dos princípios contábeis geralmente aceitos. Para tanto, será mais fácil para qualquer empresário manter o controle de matérias-primas, obras em andamento, produtos acabados para venda e outros itens com a utilização de um estoque comercial.
Um inventário de negócios é essencialmente um registro do estoque de mercadorias que uma empresa tem em mãos. Alguns empresários tratam seu estoque como algo semelhante a um fluxo de caixa, uma vez que um estoque rastreia o fluxo de mercadorias que entram e saem da empresa ou loja, incluindo matérias-primas que são compradas e produtos que são vendidos.
Contabilidade. A contabilidade do estoque geralmente envolve três coisas. Primeiro é o estoque inicial, depois as compras e, em seguida, o custo das mercadorias vendidas. No final de cada período de estoque (geralmente mensal ou trimestral), o estoque final é igual ao estoque inicial, mais as compras líquidas, menos o custo das mercadorias vendidas durante esse período.
Incluindo matérias-primas
Gravação. Um estoque de negócios geralmente é registrado em um livro razão, com descrições de itens e uma coluna de débito e crédito. Por exemplo, se você está apenas começando um estoque para o seu negócio, você contabiliza todos os itens que possui em estoque, incluindo matérias-primas, trabalhos em andamento e itens que estão prontos para venda. Todos eles têm valores correspondentes. A soma deles é, então, seu inventário inicial.
Durante as operações comerciais regulares, sua empresa deve contabilizar todas as atividades, como compras de matérias-primas, venda de mercadorias e custos operacionais diretamente atribuídos à produção de seus produtos. Todos eles serão contabilizados no estoque, com seus valores correspondentes. Os valores dos itens comprados vão para a coluna "crédito", enquanto os valores dos custos dos produtos vendidos vão para a coluna "débito". No final do período de estoque, você teria seu novo estoque final, que então passaria para o próximo período como estoque inicial.
Primeiro a entrar, primeiro a sair. A maioria das empresas pratica o princípio de liquidação "primeiro a entrar, primeiro a sair" ou FIFO. Isso significa que você contabiliza o movimento de estoque com base no que veio primeiro. Isso tem o objetivo de refletir os lucros com mais precisão, especialmente à luz das mudanças nos preços de bens e serviços. Por exemplo, se você comprar matérias-primas a um determinado preço esta semana, e na próxima semana o preço cair, você deve primeiro contabilizar a quantidade correspondente aos materiais adquiridos anteriormente e, em seguida, passar para os adquiridos posteriormente, quando o número correspondente de matérias-primas foi usado. Caso contrário, com um sistema último a entrar, primeiro a sair (LIFO), seus números - especialmente o custo dos produtos vendidos - podem ser significativamente inclinados para baixo ou superior, dependendo do movimento dos preços e, portanto, distorcerá seus números de lucro.
Ferramentas e software. As grandes corporações costumam ter departamentos de contabilidade dedicados que tratam do gerenciamento e da contabilidade do estoque com base em documentos como recibos de compra, recibos de vendas e outros. No entanto, manter um inventário atualizado e preciso é essencial para grandes e pequenas empresas. Se você dirige uma pequena empresa e prefere manter você mesmo o gerenciamento de estoque, a maioria das ferramentas de contabilidade pode gerenciar o estoque muito bem. Isso inclui QuickBooks e Quicken. Algumas empresas até oferecem serviços online, como o Netsuite (www.netsuite.com). Alguns provedores de serviços também oferecem serviços de auditoria e contabilidade, que o ajudarão a ajustar seu estoque para fins de relatórios e tributação.
Eduque-se. Nunca é demais enfatizar a importância de ter um entendimento completo das melhores práticas contábeis para que você possa ter uma ideia precisa do valor do seu estoque. Para isso, é uma ótima idéia fazer alguns cursos de contabilidade online para que você possa abordar o processo de estoque de sua empresa a partir de uma posição de conhecimento.