Como calcular as taxas de publicidade ao ar livre?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
As taxas de publicidade externa têm aumentado recentemente. Com cada vez mais motoristas percorrendo as estradas em seu trajeto diário, o uso de andaimes de outdoors publicitários se tornou uma forma atraente de comercializar marcas e produtos. O custo de produção de um bom anúncio de televisão pode chegar a milhares de dólares por um comercial de trinta segundos, e isso geralmente requer algum tempo e dinheiro para ser produzido. Em contraste, a publicidade externa é considerada "pegajosa", pois está sempre aos olhos do público.
Como acontece com a maioria das outras opções de publicidade, as taxas de publicidade externa dependerão destes fatores: tráfego, localização e tamanho.
Preços de taxas de publicidade externa
Localização. A principal consideração ao definir o preço das taxas de publicidade externa é a localização dos painéis. Obviamente, os anúncios nas vias principais teriam preços mais elevados. Os outdoors presos a prédios, shoppings e outros estabelecimentos conhecidos terão tarifas mais caras. Anúncios em estações de metrô e outras áreas de alto tráfego também serão mais caros do que aqueles em locais com menos pessoas. Isso ocorre porque o preço é sempre diretamente proporcional a quantas pessoas conseguem ver o anúncio.
Além do tráfego, a demografia por trás do local também ditaria as taxas de publicidade de um outdoor ou anúncio externo. Locais de alta renda seriam mais caros do que locais de menor interesse. Por exemplo, um anúncio colocado no distrito financeiro ou comercial da cidade seria mais caro do que um anúncio colocado em uma rodovia rural.
Tamanho. Quando se trata de anúncios externos, o tamanho é importante. Os anúncios ao ar livre lidam com os espectadores em dispositivos móveis - pessoas caminhando ou em carros que passam. Anúncios maiores chamam a atenção com mais facilidade. Infelizmente, anúncios maiores também requerem espaços maiores. Além disso, os outdoors na beira da estrada exigem andaimes gigantes e estruturas de suporte, que são muito caras.
Ao contrário dos comerciais de televisão
Duração. Ao contrário dos spots de televisão, que têm duração fixa, ou dos anúncios impressos em revistas cuja duração corresponde ao tempo de circulação da edição, os anúncios outdoor são bastante flexíveis em termos de duração. Você poderá obter descontos se alugar espaço por longos períodos de tempo, embora seja necessário ter certeza de que é livre para alterar o conteúdo do anúncio no futuro, caso seja necessário.
Material e construção. Visibilidade, localização, dados demográficos e tráfego costumam ser a preocupação de qualquer anúncio, independentemente de ser externo ou interno. No entanto, quando se trata de anúncios ao ar livre, outro fator entra na construção do local e no material. A maioria dos anúncios externos emoldurados são feitos de plástico panaflex, enquanto os outdoors geralmente são feitos de lona. O material realmente usado e outros dispositivos e enfeites aumentariam a taxa cobrada pelo aluguel de espaço publicitário externo.
A publicidade ao ar livre faz parte de qualquer paisagem urbana. Por serem fixos e onipresentes, podem ser ferramentas de marketing potentes, se usados corretamente. No entanto, há um preço para alcançar o público ao ar livre, e isso geralmente é proporcional à visibilidade de seu anúncio ao ar livre.