A partir do momento em que é feita uma venda, começam os ciclos da contabilidade comercial. Originalmente, a contabilidade era feita com um método de "gravação única". Os contadores fariam a contabilidade dos negócios simplesmente mantendo um livro-razão que listava as despesas, o dinheiro recebido de transações e outras funções relacionadas aos negócios em um método de entrada / saída de dinheiro. A folha de pagamento geralmente era mantida em um livro-razão separado. Cada dia, os contadores fariam a contabilidade de acordo com o volume de transações diárias. O problema com os sistemas manuais de uma gravação era que era demorado e, muitas vezes, um tanto desconcertante de reconciliar. Os contadores lançaram saldos de fluxo de caixa iniciais e, em seguida, fizeram deduções do lado das contas a pagar do razão ou creditaram o lado das contas a receber do razão.
No final da década de 1940, tornou-se mais fácil fazer contabilidade de negócios em decorrência de equipamentos de escritório mais sofisticados que tornavam mais fácil conciliar os "livros", como eram chamados. O surgimento de softwares de última geração no início dos anos 1980 foi uma bênção virtual para os contadores. Não só cuidava de cálculos tediosos e saldos cumulativos, mas também preparava relatórios de gerenciamento com base em lançamentos diários.
Módulos de controle de estoque
O software de contabilidade empresarial de hoje é eficiente, fácil de usar e altamente interativo, com folha de pagamento e módulos de controle de estoque. Os contadores que fazem contabilidade de negócios com o software atual podem adicionar, excluir ou alterar qualquer informação sobre clientes e fornecedores em um formato de banco de dados que é interativo com outros módulos. Assim, quaisquer alterações de endereços ou outras informações são retidas para todas as postagens futuras. Outro recurso do software de contabilidade empresarial é a capacidade de ver o histórico de transações de cada fornecedor ou cliente com um simples clique do mouse do computador. Isso torna o trabalho de contabilidade de negócios menos complicado, enquanto a margem de erro nas reconciliações é muito reduzida.
Para fazer a contabilidade de negócios, uma rotina deve ser estabelecida para postagem diária. Isso é especialmente verdadeiro se sua empresa tiver um alto volume de transações. Cada transação deve ser publicada com cuidado e precisão para garantir os melhores resultados de relatórios finais. Em pequenas empresas, pode ser uma questão de um contador de negócios em tempo parcial. Ou, se as transações forem mínimas, a contabilidade pode ser terceirizada. Pode ser necessário manter um departamento separado exclusivamente dedicado à contabilidade comercial se o volume de transações for alto ou mais complexo.
A contabilidade empresarial é a primeira etapa da contabilidade empresarial. A contabilidade geralmente requer um conhecimento profundo das especificações da contabilidade de custos, contabilidade interna e relatórios fiscais. No entanto, a contabilidade é singularmente importante em termos de fornecer informações iniciais sobre transações comerciais.