Como lidar com a insubordinação?

Se o funcionário fizer perguntas durante a conversa
Se o funcionário fizer perguntas durante a conversa, responda apenas aquelas que são relevantes para o ato insubordinado.

Uma das partes mais difíceis de administrar uma empresa é lidar com funcionários insubordinados. Cada pessoa provavelmente vai lidar com isso de uma maneira diferente, mas é importante que todos os gerentes sejam consistentes. A insubordinação pode ser um funcionário simplesmente não fazer o trabalho que foi solicitado a fazer, para um funcionário tornar-se verbalmente abusivo com um superior ou colega.

A insubordinação deve ser tratada imediatamente. Se possível, retire o funcionário de quaisquer áreas públicas e leve-o para um escritório mais privado ou outra área privada. Em alguns casos, é bom ter outra pessoa na sala para atuar como testemunha silenciosa. Todas as pessoas envolvidas precisam estar no mesmo nível de olhos, ou todos sentados ou todos de pé. Não é uma boa ideia iniciar uma discussão disciplinar com o agressor na defensiva. Em algumas situações mais quentes ou graves, é uma boa ideia mandar o funcionário para casa por um período de reflexão de 24 horas. Isso lhe dá tempo para reunir qualquer informação que possa ser pertinente à ação disciplinar.

Opiniões extras

O ato insubordinado precisa ser documentado. A documentação deve ser específica e incluir quem esteve envolvido, a data e a hora. Seja específico e não acrescente nenhuma opinião extra, apenas os fatos.

Explique ao funcionário qual ação foi insubordinada. Seja específico, você não quer nunca deixar a margem de manobra ou deixar que o funcionário interprete o que você quis dizer. Se o funcionário fizer perguntas durante a conversa, responda apenas aquelas que são relevantes para o ato insubordinado. Não se deixe envolver por uma longa conversa sobre qualquer coisa que não seja um ato específico.

Discussão curta

Peça ao funcionário para recapitular no final de sua breve discussão. Se eles não estiverem descrevendo as ações insubordinadas, você precisa começar de novo e certificar-se de que eles entenderam o que fizeram e que você não aprova.

Se houver ação disciplinar a ser seguida, ela também precisa ser documentada. Peça ao funcionário que assine a documentação. Eles não precisam concordar, mas estão reconhecendo que o incidente ocorreu e que foram de fato conversados ou disciplinados. Se um funcionário se recusar a assinar, isso precisa ser anotado por você e por sua testemunha. Você e sua testemunha também precisam assinar a documentação.

Lembre-se de que algumas pessoas não percebem que estão sendo insubordinadas. Permaneça calmo; não tire conclusões precipitadas antes de ter toda a história. Pode ter sido um simples mal-entendido.

Artigos relacionados
  1. Como calcular um salário médio?
  2. Como verificar um diploma de ensino médio?
  3. Como publicar uma vaga de emprego?
  4. Como criar um certificado de reconhecimento?
  5. Como organizar as férias dos funcionários?
  6. Como saber quando entrar em contato com o departamento de recursos humanos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail