Como responder a uma solicitação de verificação de referência?
Srta. Ariana Fabiana Casanova
• 3 min de leitura
Empregados anteriores geralmente usam empregadores anteriores como referências. Se você for solicitado a responder a uma solicitação de verificação de referência, siga estas sugestões para fazê-lo de maneira profissional e respeitosa.
Passo 1
Certifique-se de que o ex-funcionário autorizou a verificação de referência. A maioria dos pedidos de verificação de referência profissional vem na forma de um pedido por escrito. Antes mesmo de começar a responder à solicitação, certifique-se de que o ex-funcionário assinou a solicitação de verificação de referência. Caso contrário, não divulgue nenhuma informação. Você não é obrigado a responder a nada que um ex-funcionário não tenha solicitado especificamente e, na verdade, é uma boa ideia não o fazer.
Passo 2
Siga a política da empresa. A maioria das empresas tem uma política de resposta a verificações de referência. Siga atentamente ao divulgar qualquer informação sobre ex-funcionários. Evite conversas orais com qualquer pessoa que solicite uma verificação de referência. Isso irá cobrir você se houver algum problema. Todas as comunicações devem ser enviadas por escrito. E isso geralmente é feito pelo departamento de Recursos Humanos (RH). Não se meta em problemas ignorando essas políticas. A reputação da sua empresa está em risco se algo for mal interpretado sobre a sua verificação de referências sobre o seu antigo funcionário. O ideal é deixar as solicitações de verificação de referência para o departamento de RH, que sabe exatamente como respondê-las.
Etapa 3
Tente sempre dar uma referência positiva. Se o seu ex-funcionário saiu em bons termos, faça um esforço para fornecer uma referência positiva. É necessário ajudar o funcionário a encontrar um novo emprego, e provavelmente você é a pessoa que melhor conhece esse funcionário. Comente os aspectos profissionais da conduta do ex-funcionário. E nunca, jamais discuta questões pessoais ou inadequadas não pertinentes ao trabalho. Você pode sabotar muito mais do que apenas o novo emprego desse funcionário. Portanto, seja profissional e positivo sempre que possível.
Passo 4
Responda apenas a perguntas com as quais você se sinta confortável. Novamente, a política da sua empresa provavelmente descreve o protocolo para responder às perguntas de verificação de referência. Responda apenas a perguntas formuladas profissionalmente e que ajudem legitimamente o novo empregador em sua decisão. Não se sinta pressionado a responder a todas as perguntas e tome cuidado com quaisquer perguntas maliciosas ou pouco profissionais. Diga que você não se sente confortável em responder a essa pergunta e mantenha sua posição. Só porque o novo empregador não está sendo profissional, não significa que você também precise ser. Seja honesto, mas forneça respostas gerais. E não tenha medo de consultar seu advogado antes de fazer uma verificação de referência para um funcionário menos que estelar.
Etapa 5
Evite respostas pouco profissionais. Semelhante à sugestão acima, evite dar respostas que não ajudem genuinamente seu ex-funcionário a encontrar emprego. Resista ao impulso de 'classificar' os funcionários em uma escala de um a dez. Você pode realmente ser justo com esse tipo de resposta? Em vez disso, dê uma resposta geral que não deprecie seu ex-funcionário. Essa é a melhor maneira de responder a uma solicitação de verificação de referência sem colocar em risco o seu emprego ou o de seu ex-funcionário.