O esboço do projeto é a última etapa que você deve passar quando está envolvido na concepção e planejamento do projeto. Ele fornece um resumo do projeto, às vezes chamado de resumo do projeto, e descreve em termos gerais as metas e, em termos específicos, os objetivos do projeto. Ele também lista as atividades e estratégias para atingir os objetivos do projeto, os resultados pretendidos, as técnicas de avaliação do projeto, o sistema de monitoramento do projeto a ser empregado e o orçamento proposto.
Bom esboço do projeto
Um bom esboço do projeto é uma das bases para a aprovação do financiamento, portanto deve ser conciso, bem escrito e incluir todos os detalhes importantes em um formato fácil de seguir e compreensível.
A primeira coisa que você precisa fazer é escrever uma declaração do problema. Descreve os problemas que desencadearam a necessidade de um design de projeto.
Acompanhe isso com as metas ou objetivos do projeto. A declaração deve descrever o objetivo final do projeto, em termos gerais. Eles definirão os resultados esperados com base nos objetivos que você definiu.
Crie declarações específicas para os objetivos do projeto. Objetivos são os detalhes sobre o que você fará para atingir os objetivos do projeto. É aqui que você delineia as estratégias e atividades que empregará para, eventualmente, atingir as metas de longo prazo do projeto. Você definirá as mudanças que ocorrerão por meio do emprego de estratégias para resolver os problemas que o projeto pretende abordar. Os objetivos fornecerão as respostas para o problema declarado na declaração do problema. É necessário pensar cuidadosamente ao redigir os objetivos, porque são eles que fornecerão resultados mensuráveis e realistas.
Você deve incluir as maneiras pelas quais planeja avaliar o sucesso ou o fracasso do projeto, com linhas de base e indicadores definidos para comparar os resultados. O sistema de monitoramento deve ajudar a demonstrar a eficácia das estratégias do projeto que serão empregadas e tornar o projeto responsável perante os doadores e apoiadores.
Um bom esboço do projeto deve incluir uma descrição do sistema de monitoramento que será usado para supervisionar a implementação e o andamento do projeto. Ele também deve incluir uma disposição para a implementação de métodos alternativos, caso algumas das atividades deixem de produzir os resultados desejados em qualquer ponto da implementação do projeto. O sistema de monitoramento irá verificar se o projeto está dentro do cronograma, mapear seu progresso e obter feedback do público-alvo.
O esboço do projeto também deve incluir um cronograma viável para implementar o projeto do início ao fim e medir os resultados.
Finalmente, você deve incluir uma proposta de orçamento para implementar o projeto com eficácia. Isso deve incluir uma análise detalhada sobre como você planeja alocar as finanças e suas medidas de contingência. O orçamento deve seguir as diretrizes estabelecidas pelos doadores e patrocinadores.
O esboço do seu projeto deve definir claramente o que deve ser alcançado com a implementação do projeto, o que e como você vai atingir o objetivo, formas de monitorar, supervisionar e medir a eficácia do projeto, bem como quanto você precisa para lançar o projeto e fazê-lo funcionar.