Um codificador digital é um dispositivo que detecta o movimento mecânico e o converte em pulsos eletrônicos ou códigos digitais. Você pode não ver como ele realmente se parece, mas certamente já encontrou equipamentos e aparelhos com tais mecanismos instalados. Um bom exemplo talvez seja o sintonizador de rádio do tipo dial que possui um display digital. Existem dois tipos de codificadores digitais, o codificador absoluto e o codificador incremental. No entanto, o que será discutido aqui é como medir apenas os sinais deste último. Por usar apenas dois sensores, esse tipo de codificador digital é mais barato do que os absolutos. Portanto, também é mais comumente encontrado no mercado de eletrônicos.
Como um codificador de eixo, este dispositivo permite que qualquer mudança de posição seja registrada e convertida em pulsos digitais. Quando o eixo gira, trens de pulso são criados nos dois canais de sensores. A relação da fase dos dois sinais apresenta a direção de rotação do eixo. Portanto, se você deve medir os sinais do codificador relativo, que é como ele também é chamado, talvez você só precise observar a direção e a velocidade da rotação. A seguir estão as maneiras pelas quais uma medição precisa pode ser feita.
Em vez de depender de apenas um intervalo do eixo ou do movimento mecânico, faça a amostragem de tantos intervalos quanto possível. Com mais amostras em mãos, você poderá descobrir a medição média dos sinais que ele produz, levando em consideração o número de pulsos em cada intervalo.
Você também pode obter a medição medindo a diferença de tempo entre os intervalos de pulso. No entanto, isso exigirá que você aplique um hardware externo primeiro. Isso será usado para produzir interrupções no processo normal do codificador. Com isso conectado, você pode começar a medir as diferenças de tempo.
Os instrumentos de teste de codificadores rotativos estão disponíveis em muitas lojas de eletrônicos. Você pode comprar um desses e usá-lo para medir os sinais produzidos pelo seu codificador. Isso é muito mais simples de fazer porque tudo o que você precisa fazer é conectá-lo aos terminais do seu codificador. Ele tem seu próprio display LCD no qual você visualiza as leituras de medição.
Outro método de medir seu sinal é anotar a posição. Como um codificador de posição, as mudanças de posição são registradas e traduzidas em diferentes frequências de sinais. No entanto, pode ser necessário outro hardware externo para fornecer leituras precisas.
O codificador incremental produz
Entre todas essas etapas sugeridas, está a leitura da taxa de pulso por revolução que está sendo constantemente considerada. O PPR tem uma intensidade e frequência de sinal correspondentes. Portanto, considerando isso, você pode ter a medição dos sinais que seu codificador incremental produz. Se estiver sob outro subtipo, como um codificador linear, os mesmos princípios e processos também podem ser implementados, exceto para a parte onde a posição está sendo feita a base para a medição.